UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Institucional

Você está em: Institucional

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa tem como principal missão o suporte ao funcionamento dos cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, sejam eles lato ou stricto sensu, sempre em busca de sua consolidação e expansão. Constitui igualmente parte de sua missão assessorar a Comunidade Acadêmica nos assuntos relativos à pesquisa Científica e Tecnológica, estimular e fomentar a atividade de pesquisa na universidade, tendo como referência a qualidade e a relevância, para bem cumprir o papel de geradora de conhecimentos e de formação de recursos humanos.

No campo da pós-graduação stricto sensu, o qual compreende os cursos de mestrado e doutorado através dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), a PROPP desenvolve duas ações de gestão e suporte financeiro – Apoio à Pós-graduação APG e o Programa de Bolsas de Pós-graduação PBPG – a fim de garantir o aumento do conceito nas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a ampliação e a permanência do corpo discente e a internacionalização, visando alcançar o nível de Excelência no setor. Busca-se uma maior interlocução com as agências de fomento estaduais e governamentais, no incentivo à inscrição em editais, na implementação de políticas próprias da Universidade – em articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – sempre com vistas ao fortalecimento do setor. Entre suas ações se incluem as estratégias de captação e oferta de bolsas de estudos, o estímulo à capacitação através da qualificação do quadro docente, a renovação dos quadros docentes na UFJF e a promoção à inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral. 

Por outro lado, há o campo da pós-graduação lato sensu e da Formação Continuada, compreendendo os cursos de especialização, aperfeiçoamento, residências médicas, residências em outras áreas profissionais da saúde e multiprofissionais, bem como os cursos de atualização, treinamento e correlatos. Nesta seara, a atuação da PROPP tem se dado no sentido de desenvolver e promover avanços em inúmeras áreas visando o planejamento, diversidade da oferta, atentando sempre para o critério de excelência do ensino.

No que se refere especialmente às tarefas da pesquisa são implementadas ações para viabilizar um modelo de gestão eficiente do setor visando maximizar recursos materiais, humanos e financeiros de modo a ampliar sua aplicabilidade e inserção na sociedade. A PROPP se empenha para que os pesquisadores da UFJF e alunos participantes da iniciação científica desenvolvam suas pesquisas em laboratórios especializados, equipados e estruturados para pesquisa científica e/ou tecnológica e, ainda, projetos e programas de cooperação técnico-científico, em consonância com o fomento das agências como CNPq, FAPEMIG e FINEP.
Estão vinculados ao setor, mas operando de forma independente e autônoma, os Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, Comitê de Ética em Pesquisa com Animais, o Centro de Biologia da Reprodução (CBR), a Editora da UFJF, Centro de Pesquisa Sociais (CPS) e a Comissão de Biossegurança.

Em linhas gerais, constituem áreas de atuação da PROPP:
– Assessorar a Administração no planejamento das diretrizes políticas de pesquisa;
– Fazer a interface entre a UFJF e as agências de fomento (nacionais e estrangeiras), como forma de viabilizar a captação de recursos para financiamento da pesquisa e da pós-graduação;
– Elaborar e executar o orçamento institucional destinado à pesquisa;
– Coordenar a participação da UFJF em eventos científicos de caráter regional, nacional e internacional, no âmbito da pesquisa;
– Executar e operacionalizar a gestão dos Programas Institucionais de Iniciação Centífica (BIC/UFJF, PIBIC/CNPq, PIBIC Ações Afirmativas, PIBITI/CNPq, PROBIC e PROBIC-Jr/FAPEMIG);
– Executar e operacionalizar a gestão dos programas especiais de apoio à pesquisa;
– Fazer a gestão dos programas, acordos e convênios de pesquisa com as agências de fomento, empresas e outros órgãos financiadores;
– Estimular e divulgar as pesquisas Científica e Tecnológica realizadas na UFJF.

Veja também: Agenda, Contatos, Organograma, Editora, CBR, Centro de Pesquisas Sociais (CPS), Conselhos/Câmara, Comitês/Comissões, Quem é Quem?.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

LOGO FORMULÁRIOUniversidade Federal de Juiz de Fora

Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário

Bairro São Pedro – CEP: 36036-900 – Juiz de Fora – MG