Ensino da Língua Portuguesa 2013

Unidade: Departamento de Letras – Área: Lingüística, Letras e Artes.

OBJETIVOS: O curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (pós-graduação lato sensu) tem como meta prioritária a formação continuada de professores. Para tanto, pretende promover um debate teórico-prático sobre as principais questões da área – práticas de leitura, de escrita e conhecimento gramatical – a partir dos fundamentos lingüísticos que a alicerçam.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, Médio e Superior; Professores de

Didática de Língua Portuguesa do Ensino Superior; Professores licenciados em Letras. Serão 360 horas.

TURMA, DIA, HORÁRIO E LOCAL DE REALIZAÇÃO.

Turma: 38 alunos.

Horário: Às sextas-feiras das 18h30min às 22h30min e aos sábados das 08h00min às 13h00min na FALE

DOCUMENTOS E PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

Procedimentos: o candidato deverá cadastrar-se no site www.fadepe.ufjf.br, imprimir a ficha do cadastro (Ctrl+P), imprimir o boleto referente ao pagamento da taxa de inscrição, efetuar o pagamento e inscrever-se na Faculdade de Letras, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e recessos na UFJF, das 17h00min às 20h00min, conforme calendário abaixo – apresentando: comprovante do pagamento da taxa, Cópia do Registro Civil (Certidão de Nascimento ou de Casamento (autenticada), Diploma de Graduação (ou declaração de conclusão do curso e protocolo de solicitação do Diploma (autenticada), Histórico Escolar da Graduação, CPF, RG, Currículo vitae e 1 foto 3 x 4.

INVESTIMENTO: Taxa de Inscrição: R$ 80,00 – Matrícula: R$ 250,00 +11 Mensalidades de R$ 250,00

CALENDÁRIO:

Período para cadastro no site: de 02/01/2013 a 25/04/2013

Período para entrega da documentação na Secretaria: 01 a 25 de abril de 2013

Processo Seletivo: prova escrita no dia 26/04/2013 às 19h00min na Faculdade de Letras

Matrícula: 09/05/2013 das 17h00min às 20h00min no mesmo local das inscrições – apresentar o comprovante do pagamente (R$250,00) depósito na mesma conta da inscrição, e assinar contrato de prestação de serviços.

Início das Aulas: 10/05/2013

PROCESSO DE SELEÇÃO: Prova, Entrevista e Análise do Currículo.

*Produção de um texto sobre tema relevante em ensino de Língua Portuguesa

DISCIPLINAS

TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA