UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Treinamento Profissional em TNC

Você está em: Atividades > Treinamento Profissional em TNC

 

O objetivo do Treinamento Profissional em TNC é promover experiências e vivências através da promoção e educação em saúde nas comunidades periféricas e de maior vulnerabilidade social da cidade de Juiz de Fora e municípios vizinhos. Além disso os bolsistas realizam atividades de prevenção e promoção de saúde através da implementação de práticas em Terapias Não Convencionais (fitoterapia, antroposofia, homeopatia, acupuntura, terapias corporais, etc). Realizam ainda a conscientização da população a respeito da medicina preventiva.

Os alunos realizam atividades de Terapias Não Convencionais, atendimentos clínicos, aferição de pressão arterial, exames de glicemia capilar e acuidade visual. Avaliação do índice de massa corporal (IMC), medição de cintura pélvica e orientações a respeito de atividades físicas e posturais. Promover a conscientização a respeito de patologias oncológicas (câncer) distribuição de quites contendo material para uso medico-farmacêutico. aos participantes. São oferecidas palestras educativas sobre hipertensão arterial, diabetes, câncer de pele, mama e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo e alcoolismo, automedicação, cuidados com o idoso, planejamento familiar, orientação sobre o uso correto de medicamentos e orientações a respeito da utilização de plantas medicinais (formas de preparo e modo de uso) e distribuição de cartilhas educativas abordando os problemas de saúde que mais afetam à comunidade. Sua realização ocorre em comunidades carentes de Juiz de Fora – MG e municípios vizinhos. Nos Hospitais conveniados são desenvolvidas atividades de atendimento ambulatorial enquadrados na atenção primária à saúde e aplicação de nova terapêutica baseada nas Terapias Não Convencionais. Todos os alunos cumprem uma carga horária de 12 horas/semana. As atividades desenvolvidas neste projeto auxiliam os acadêmicos na aquisição de habilidades, principalmente nos primeiros anos do curso de graduação. O desenvolvimento do trabalho em equipe multidisciplinar apresenta-se como um dos grandes diferenciais destes projetos, uma vez que permite uma relação próxima com as diversas profissões da saúde, colocando-os em situações – problemas, em que a capacidade de cooperação e complementação da equipe como um todo é fundamental para o sucesso da tarefa. Além desses aspectos, o desenvolvimento de ações de promoção e educação em saúde são atividades essenciais na formação desses profissionais almejados às novas demandas pelo SUS por meio da utilização de Terapias Não Convencionais e Fitoterapia no processo saúde – doença. Na atenção primária à saúde a finalidade é proporcionar orientações, esclarecimento de dúvidas, auxiliarem no tratamento e na prevenção de doenças. Atendimento a idosos auxiliando no tratamento e  prevenção de novas doenças. Atendimento primário à saúde, utilização de plantas medicinais e a implementação de novas terapias como as Terapias Não Convencionais – PINCS – Práticas Integrativas Não Convencionais em Saúde.

Os acadêmicos realizam palestras educativas em escolas, parceiros e ONGs sempre que solicitados  trabalhadas com recursos audiovisuais concomitantemente à disponibilização de cartilhas e folders a respeito do assunto abordado. São orientados trabalhos de construção de hortas, jardins medicinais e hortos medicinais em comunidades necessitadas a fim de promover o uso de plantas medicinais no tratamento de doenças. Todas as atividades desenvolvidas nos diversos projetos permitem ainda a prática da pesquisa científica por meio de publicações em revistas com elevado fator de impacto na área que melhor se enquadra.

 

TREINAMENTO PROFISSIONAL EM TNC

Programa de Plantas Medicinais e Terapias Não-convencionais

Novas instalações no antigo prédio do ICH, primeiro bloco, segundo piso, sala 1703.


Acessos desde 25/06/2010: