Feira de Saúde – Pio X

Você está em: Atividades > Feiras de Saúde > Feira de Saúde - Pio X

FEIRA DE SAÚDE NA PARÓQUIA PIO X – PROJETO

O Programa de Medicina em “Terapias Não Convencionais” da UFJF é um Programa de Extensão Universitária que tem como objetivo aproximar a atividade acadêmica da atuação prática em comunidade. Na última década, a demanda da população mundial por práticas não-convencionais em saúde aumentou substancialmente, exigindo cada vez mais do médico noções básicas das diversas terapêuticas vigentes, a fim de que possa orientar os pacientes que, sob seus cuidados, desejem utilizar tratamentos distintos do que está habituado a empregar (Teixeira et al). Por conta disso o Proplamed é constituído por um grupo de acadêmicos preocupados com os rumos da saúde pública no Brasil, que vê nas terapias não convencionais uma alternativa eficiente para universalizar o acesso a um atendimento em saúde de qualidade para a população.

Em parceria com a Paróquia Pio X da região sul de Juiz de Fora, o seguinte trabalho busca a organização o desenvolvimento de atividades que abordem o tema de Fitoterapia, relacionando-o a doenças crônicas com alta prevalência na comunidade.

Esta prática constitui uma das Terapias Não Convencionais privilegiadas pela Portaria Interministerial nº 2.960/2008 do SUS. Ressaltando que a fitoterapia esta inserida no Programa de Práticas Interativas e Complementares da OMS (Organização Mundial de saúde) que vem fortalecer políticas para o uso racional e integrado de terapias não ortodoxas nos sistemas nacionais de atenção à saúde. (Fontanella et al). Desse modo, o trabalho busca conscientizar a população sobre a prática fitoterápica, bem como permitir a troca de informações entre a comunidade e os pesquisadores. Muitas vezes são os conhecimentos populares dos cidadãos que nos leva a descoberta de novos medicamentos e tratamentos mais eficientes.

1. Alunos

Acadêmicas dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

1. Objetivo do trabalho a ser proposto

Para atingir seu objetivo, o trabalho realizará diversas atividades com a população como palestras, minicursos, aulas práticas e feiras de saúde, juntamente com os professores membros e convidados do programa PROPLAMED/TNC UFJF.

Além disso, buscará a integração com a comunidade de modo a proporcionar troca de experiências e conhecimentos, além do atendimento de certas demandas da mesma.

Gerar ações e/ou discussões relacionadas a diversos temas propostos pela população que serão atendidos, envolvendo:

1. Desenvolvimento das atividades

A partir da realização de Feiras de Saúde no local, haverá busca ativa de pessoas interessadas no tema. Então se formarão grupos aos quais se direcionarão as atividades.

Discussões serão construídas em torno de um assunto específico, como fitoterápicos utilizados para doenças crônicas e/ou utilizadas no dia-a-dia pela população na forma de chás para evitar inúmeras doenças. Dentro das mesmas, será dada atenção à relação entre os fitoterápicos e o RENAME-2014(Ministério da Saúde). Assim serão planejadas aulas práticas, minicursos entre outras atividades.

1. Local para as atividades

5. Referências

Programa de Plantas Medicinais e Terapias Não-convencionais

Novas instalações no antigo prédio do ICH, primeiro bloco, segundo piso, sala 1703.

Acessos desde 25/06/2010: