UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Conheça o nosso projeto

Você está em: Atividades > Casa Vida > Conheça o nosso projeto

O projeto atende cerca de 250 pacientes em condições de vulnerabilidade econômica, de diferentes cidades da região, encaminhados de diversos hospitais especializados  de Juiz de Fora após internações/cirurgias. É projeto é desenvolvido na sede do Instituto Casa Vida, em salas adequadas ao atendimento clínico realizado de segunda à sexta-feira os serviços oferecidos são:

 

I) Fisioterapia: os atendimentos realizados buscam uma avaliação cinético-funcional e postural do paciente oncológico, seguida da criação de um plano de tratamento que utiliza  terapia manual, cinesioterapia, drenagem linfática, pompages ,técnicas miofasciais e outros recursos manuais, proporcionando alívio das dores desses pacientes, melhora da amplitude de movimentos, do equilíbrio e da  marcha, liberação de aderências cicatriciais e redução de edemas linfáticos.

 

II) Terapia psicanalítica em grupo: promove uma troca mútua e gratificante de experiências afetivas importantes entre os pacientes, gerando sentimentos de conforto e amparo através de um ambiente de respeito e empatia. Permite que o paciente se descubra e se reinvente, pois ao ouvir os outros e  se colocar no lugar deles, aprende a descobrir aspectos importantes sobre si mesmo. As sessões tem uma periodicidade semanal e durante os encontros são discutidos temas como autoestima, o Mito das cavernas de Platão e os Quatro Gigantes da Alma, importantes para incentivar os pacientes a adotarem atitudes positivas em relação à sua condição, promovendo esperança e confiança.

 

III) Atendimento domiciliar e acompanhamento clinico pela Medicina: realizam-se anamnese e exame físico de abordagem completo para coleta de informações pessoais e antecedentes patológicos, sociais e familiares dos pacientes, o que permite conhecê-los quanto à  sua condição física e emocional. Nos retornos subsequentes, os pacientes são reavaliados pela equipe, que busca conscientizá-los, envolvendo familiares, da sua situação clínica e da importância de colaborarem no processo de reintegração à sociedade. Pacientes com dificuldade de locomoção recebem visitas domiciliares para melhor acompanhamento de sua condição clínica.

 

IV) Arte terapia: permite o uso da arte como base de um processo terapêutico, abrindo novos horizontes e ampliando a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência. Os encontros semanais utilizam a expressão simbólica através de modalidades expressivas como a pintura, a colagem e o desenho, para proporcionar mudanças psíquicas, reconciliação de conflitos emocionais, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

 

V) Musicoterapia: visa promover a musicoterapia em benefício do corpo e da mente, liberando criatividade e bem estar, num diálogo constante e acolhedor entre paciente e terapeuta. Nesses casos, realiza-se a testificação e a anamnese sonoro-musical, numa modalidade primária de psicoterapia baseada no Método Bonny. Um teste sensorial é realizado através de um questionário dado ao paciente que visa alcançar os sentidos preferenciais, temperamentos e comportamentos primordiais para auto-reconhecimento, pomovendo assim o resgate da autoestima e da vitalidade dos pacientes.

 

VI) Terapia Corporal: através de aulas semanais (com turmas de até oito alunos) busca-se, por meio de exercícios suaves, proporcionar uma diminuição nas tensões, ansiedades e  auxiliar nos quadros depressivos , já que corresponde a um tempo a mais de pensamentos positivos, de troca de experiências entre pacientes, familiares e profissionais. As aulas começam com um acolhimento inicial, em que  cada participante expõe  as necessidades do seu corpo naquele momento, sendo incluídas essas demandas nas atividades subsequentes propostas ao  grupo. Realizam-se ainda atividades de sensibilização, alongamentos, massageamentos, relaxamentos, entre outras propostas que buscam o equilíbrio e a funcionalidade do corpo.

 

                    Diante disso, pode-se afirmar que as intervenções da equipe multidisciplinar visam o apoio familiar e o restabelecimento físico e psicossocial dos portadores de neoplasia, afastando o estigma da morte e possibilitando ao paciente acompanhamentos mais humanizados, que promovam uma melhora na qualidade de vida. Para tanto, tem-se buscado atender esses pacientes em suas necessidades reais e dúvidas apresentadas, numa troca de conhecimento e experiência que garanta a efetividade das práticas educativas em saúde.

Nesses 18 meses de atuação do projeto, o trabalho multidisciplinar demonstrou que o paciente oncológico renasce para novas habilidades e interesses, expressando sua satisfação e expectativas a cada novo atendimento:

•“Amo tudo o que é feito aqui. (..) Aqui é o lugar onde encontro paz. Se pudesse, permaneceria aqui 24 horas” (E.J.C.)
•“Quando descobrimos sobre o instituto, recebemos uma segurança em todos os sentidos. Somos acolhidos afetivamente pela equipe e nos atendem com os medicamentos que necessitamos. As atividades são de altíssima qualidade os resultados são percebidos instantaneamente. “(A.L.S.C)
•“Há dois anos estou cadastrada no instituto e me sinto bem com o apoio dado por toda equipe.(…)”(D.S.F)
 
Reportagem TVE: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=ejMCri8rCxE
 
 

Programa de Plantas Medicinais e Terapias Não-convencionais

Novas instalações no antigo prédio do ICH, primeiro bloco, segundo piso, sala 1703.


Acessos desde 25/06/2010: