Abrigo Santa Helena

Você está em: Atividades > Abrigo Santa Helena

Terapias Não Convencionais em Geriatria no

Abrigo Santa Helena

O Abrigo Santa Helena foi fundado em 10 de outubro de 1915. Trata-se de uma instituição civil e filantrópica que objetiva abrigar, sob regime de internato, pessoas idosas carentes, independente de raça, cor, sexo ou religião. Atualmente, conta com 130 internos. O grupo Proplamed (Programa de Plantas Medicinais e Terapias Não convencionais – UFJF) sob orientação do Professor João Batista Picinini Teixeira do Departamento de Farmacologia do ICB/UFJF atua no local com o projeto Terapias Não Convencionais em Geriatria há cerca de 10 anos. O objetivo é promover integração entre os estudantes de medicina e os idosos asilados para uma formação mais humanística sobre o envelhecimento. O trabalho consiste em visitas periódicas com atividades de arteterapia e eventos vinculados a datas festivas. Para participação no projeto, o convênio exige que os acadêmicos estejam cursando ou já terem cursado as disciplinas: Noções de Fitoterapia e Terapias Não Convencionais.

abrigoo.jpg

abb.jpg

Evento de encerramento das atividades de 2011:

Almoço de Natal no Abrigo Santa Helena

No dia 4 de dezembro de 2011, o grupo Proplamed promoveu um almoço de Natal para os idosos do Abrigo Santa Helena, atividade esta que marcou o encerramento do projeto no ano 2011 e festejou a data natalina. Foram convidados um forrozeiro e a escola de samba Unidos da Ladeira para animar o evento, que contou ainda com a participação de amigos,  familiares, funcionários e acadêmicos de medicina vinculados à Internacional Federation of  Medical Students’ Associations of Brazil (IFMSA-BRAZIL, comitê UFJF).

abbb.jpg

abrigo.jpg

Início das Atividades do Ano de 2012

Dando continuidade ao projeto “Terapias não convencionais em Geriatria no Abrigo Santa Helena”, a idéia para este ano letivo é implantação da arteterapia no cotidiano do abrigo. O objetivo da atividade é fazer com que os idosos realizem atividades lúdicas que contribuam para um envelhecer com melhor qualidade de vida. Desde janeiro de 2012 estão sendo realizadas visitas periódicas à entidade para ambientação e conhecimento das reais necessidades dos institucionalizados.  A partir do inicio de março, com uma equipe de aproximadamente 10 acadêmicos, atividades vinculadas à arteterapia começaram a ser aplicadas, como a pintura em aquarela e desenhos com giz de cera.  Os resultados iniciais estão sendo positivos, com uma boa participação dos idosos nas atividades.

Grupo de idosos praticando Arteterapia

Alguns idosos que participam das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do PROPLAMED/TNC.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS E NOTÍCIAS

Festa Natalina no Abrigo Santa Helena

No dia 14 de dezembro de 2012 foi realizada a Festa Natalina do Abrigo Santa Helena, organizada pelo PROPLAMED em parceria com a IFMSA. O momento contou com a participação de um sanfoneiro, que alegrou a tarde com músicas que convidavam os idosos a cantar e dançar. Houve participação de grande parte dos moradores do abrigo, funcionários e visitantes. Também estava presente o fundador e coordenador do PROPLAMED, Prof. Dr. Picinini.  Após uma oração e menção aos aniversariantes do mês, foram servidos um lanche e distribuídos brindes e cartões de natal a todos os idosos, que os receberam com muito carinho e gratidão.  O sorriso no rosto dos mesmos e olhar de alegria foram responsáveis por contagiar nosso final de ano com o espírito natalino. Confira abaixo as fotos desta comemoração.

Equipe do PROPLAMED em comemoração de Natal no Abrigo Santa Helena.

Festa de Natal no Abrigo Santa Helena.

Veja também: Tarde da Alegria no Abrigo Santa Helena, Arteterapia: uma nova perspectiva de tratamento e melhoria da qualidade de vida, Construção do Horto Medicinal, Blog do Abrigo - O dia-a-dia do projeto.

Programa de Plantas Medicinais e Terapias Não-convencionais

Novas instalações no antigo prédio do ICH, primeiro bloco, segundo piso, sala 1703.

Acessos desde 25/06/2010: