UFJF trabalha para recomposição de encosta entre a Faculdade de Engenharia e o ICE

Nesta quarta-feira, equipe da Proinfra trabalhou também na limpeza dos acessos ao ICE (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está trabalhando desde a segunda-feira, 14, quando foi registrado o deslizamento entre a plataforma da Faculdade de Engenharia e o Instituto de Ciências Exatas (ICE), no campus.  O reitor, Marcus David, e o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure, estiveram no local e mobilizaram a equipe de engenheiros que deu início às primeiras providências. A área foi, então, tecnicamente analisada e as ações emergenciais que podem ser executadas pela equipe da Universidade já estão sendo feitas.

Uma licitação emergencial está em curso para providenciar as obras necessárias. Segundo a pró-reitora Adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Aparecida Purgato Marques, a UFJF já identificou a solução técnica para o caso. “Será feito um retaludamento no próprio terreno, uma compactação da encosta e a recomposição da pista da engenharia. Por ser uma obra emergencial, a Lei 8.666/93, das licitações, permite a contratação.” A intenção é solucionar o problema o mais rápido possível.

A área atingida pelo escorregamento do talude foi isolada. Um vigilante está no local, evitando a aproximação de pessoas e de veículos. Alterações no trânsito nas regiões do ICE e da Faculdade de Engenharia foram necessárias. A parte do ICE que foi atingida pelo escorregamento está sendo limpa. Não houve danos nos prédios e nenhuma pessoa foi atingida.

O talude onde aconteceu o deslizamento de terra existe desde a construção do campus e era considerado totalmente consolidado. No entanto, alguns fatores podem ter contribuído para o escorregamento. As primeiras suspeitas são de que raízes da vegetação predominante do local, pinus elliottii, tenham assoreado uma boca de lobo, dificultando o escoamento correto das águas da chuva. O corte e a poda de algumas árvores presentes no local, ocorrida no ano de 2012, em virtude da instalação do sistema de iluminação por lâmpadas de led na região da Faculdade de Engenharia, pode ter feito as árvores restantes pender para o lado do talude, causando o deslizamento. O grande volume de águas de chuva no fim de semana também é considerado um fator para o incidente.

* Matéria publicada no site principal da UFJF pela Diretoria de Imagem Institucional (16/11/2016)