Estudo de engenheiro da PROINFRA demonstra importância da aplicação de procedimentos de controle da gestão de segurança do trabalho

Os governos brasileiros disponibilizaram um grande volume de verbas para obras civis nos últimos anos, principalmente para as construções relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Devido à complexidade de monitoramento e controle durante a execução desses empreendimentos, as questões relativas à segurança do trabalho, muitas vezes, são comprometidas.

Wellington Coutinho da Silva, engenheiro civil da PROINFRA. (Foto: Jaime Ulisses)

Um estudo realizado pelo engenheiro civil Wellington Coutinho da Silva, Coordenador de Projetos e Obras da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (PROINFRA) da UFJF, destacou a eficiência e a eficácia da aplicação de procedimentos de controle da gestão de segurança do trabalho em uma obra pública. A dissertação foi apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de mestre no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora, em 2015.

A pesquisa foi desenvolvida na obra de ampliação do Hospital Universitário (HU) da UFJF – Unidade Dom Bosco – no período de junho de 2013 a junho de 2015. O empreendimento prevê a construção de mais nove blocos e a disponibilização de 342 novos leitos.

Parte da obra de ampliação do HU-UFJF (Unidade Dom Bosco). (Foto: Géssica Leine)

Parte da obra de ampliação do HU/UFJF – Unidade Dom Bosco. (Foto: Géssica Leine)

O pesquisador realizou um estudo exploratório com o intuito de identificar boas práticas e desvios relacionados à segurança do trabalho em vários segmentos desde o início da obra. Em um segundo momento, para garantir a eficácia e a eficiência do controle da gestão de segurança do trabalho, Wellington usou como ferramentas a análise preliminar de riscos (APR) – inclusive para liberação do serviço, avaliações mensais e reuniões operacionais com outros servidores encarregados de monitorar o risco de acidentes.

Wellington destaca a importância de unir produtividade e segurança. “O cumprimento da legislação é apenas o passo inicial para a redução drástica das altas perdas econômicas e humanas decorrentes dos acidentes. As empresas devem ter a cultura de que a segurança pode ser vantajosa economicamente em parceria com a produção”, explica o engenheiro. “Deve existir a cultura de que mais importante que terminar o empreendimento é terminar o mesmo sem acidentes”, complementa o autor da pesquisa.

Para ler a dissertação, clique no link abaixo:

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS: GESTÃO DE SEGURANÇA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA JUIZ DE FORA 2015