UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Disciplinas

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I. Obrigatórias:

 

Ia. Termodinâmica e Mecânica Estatística

(Disciplina obrigatória, 4 créditos, 60h)

 

Ementa

Fundamentos de termodinâmica.As leis da termodinâmica.Máquinas térmicas. Entropia. Espaço de fases. Ensembles micro-canônico, canônico e grand-canônico. Equilíbrio termodinâmico. Gases ideais. A terceira lei da termodinâmica e a mecânica quântica. Calor específico. O sólido de Einstein.

 

Bibliografia

Bibliografia de consulta:

 

Ib. Eletromagnetismo

(Disciplina obrigatória, 4 créditos, 60h)

Ementa

Leis do eletromagnetismo. Campo elétrico e campo magnético. Força de Lorenz. Equações de Maxwell. A luz como solução das equações de Maxwell. Eletromagnetismo e relatividade restrita.

Bibliografia:

 

Ic.Mecânica Quântica

(Disciplina Obrigatória, 4 créditos, 60h)

Ementa

Fundamentos conceituais e formais da Mecânica Quântica. Princípio da superposição. Estados e observáveis. Medição. Sistemas com variáveis bivalentes. Emaranhamento, descoerência e informação quântica. Aplicações.

Bibliografia

Bibliografia de Consulta

 

Id. Física Contemporânea

(Disciplina Obrigatória, 4 créditos, 60h)

Ementa

Esta disciplina visa abordar algum tópico de física contemporânea: Física de Partículas, Espaço-Tempo, Física da Matéria, Condensada, Física de Sistemas Complexos, Biofísica,

etc.

Bibliografia de Consulta

Eisberg, R., Resnick, R. Física Quântica. Rio de Janeiro: Campus, 1979.

Tipler, P.A. Llewellyn, R.A. Física Moderna. Rio de Janeiro: LTC,2010.

Oguri,V., Caruso F. Física Moderna. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

 

Ie. Marcos no Desenvolvimento da Física

(Disciplina Obrigatória, 2 créditos, 30h)

Ementa

Aspectos da História e Epistemologia da Física: A Física como construção humana. Indutivismo, falsacionismo, paradigmas, tradições de pesquisa, populações conceituais, formação do espírito científico, modelos e teorias, realismo e instrumentalismo, dimensões da atividade científica (teoria, experimentação, simulação e instrumentação). Os tópicos devem ser abordados à luz dos principais marcos da história da Física.

Bibliografia:

 

If. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem

(Disciplina Obrigatória, 2 créditos, 30h)

Ementa

Esta disciplina tem como objetivo familiarizar professores de Física em serviço com enfoques teóricos à aprendizagem e ao ensino e ajudá – los na construção de um sistema de referência teórica para a sua ação docente. Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neo-behaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson – Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.

Bibliografia:

 

Ig. Estágio Supervisionado

(Disciplina Obrigatória, 4 créditos, 60h)

Ementa

Esta disciplina consta como obrigatória nas diretrizes da CAPES para o Mestrado Profissional em Ensino. Trata-se, na prática, de um acompanhamento do processo de implementação de estratégia didática que deve gerar o produto educacional do MNPEF. Esse acompanhamento deverá conter observações feitas pelo orientador durante uma ou mais etapas da referida implementação. A rigor, não é uma disciplina mas que para a grade curricular é equivalente a uma disciplina obrigatória de quatro créditos.

 

II. Optativas (uma de cada módulo)

 

II.a Experimental/Computacional

 

II.a.1 Atividades Experimentais para o Ensino Médio e Fundamental

(Disciplina optativa, 4 créditos)

Ementa

Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Ensino – Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não – estruturadas. Administração: Segurança na execução da atividade experimental em sala de aula e em laboratório. Experimentação, coleta e análise de dados através de interfaces de hardware e recursos de software. Avaliação: Perspectivas e diretrizes.

Bibliografia:

 

 

II.a.2 Atividades Computacionais para o Ensino Médio e Fundamental

(Disciplina Obrigatória, 4 créditos, 60h)

Ementa

Modelagem e simulação computacionais de eventos físicos. Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos. Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede. Estratégias de uso de recursos computacionais no Ensino de Física.

Bibliografia:

 

II.b Ensino

 

II.b.1 Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio

(Disciplina optativa, 4 créditos)

Ementa

Esta disciplina deverá ter um caráter aplicado, ou seja, seu foco será diretamente a sala de aulas, termos do processo ensino-aprendizagem. Por exemplo, a preparação de um tutorial a partir da identificação de dificuldades dos alunos na aprendizagem de um determinado tópicode Física Clássica ou Moderna e Contemporânea. A construção de uma sequência de ensino – aprendizagem (TLS–Teaching–Learning Sequence). A elaboração de uma unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).

Bibliografia:

Artigos recentes publicados em revistas de ensino de física, particularmente, Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), no Caderno Brasileiro de Ensino de Física e no American Journal of Physics.

 

II.b.2 Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio

(Disciplina optativa, 4 créditos)

Ementa

Luz como o que pode ser visto. Som como que pode ser ouvido. Fenômen os elétricos e agnéticos relacionados com a Terra e o ambiente. Átomo como componente dos objetos. Calor em seres vivos e no ambiente; fenômenos térmicos. Transformações de energia. O que é a vida. Ciclos: carbono e hídrico. Compreensão humana do Universo: aspectos básicos de astronomia e cosmologia. Novas tecnologias: telecomunicações, biotecnologia, nanotecnologia, microprocessadores.

Bibliografia:

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