UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Descrição do curso

Você está em: O curso > Descrição do curso

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física é um mestrado strictu sensu, com duração de 2 anos. Na proposta encaminhada à SBF constam 13 professores (12 do corpo permanente, e 1 colaborador), sendo 5 permanentes e 1 colaborador do Depto. Física da UFJF, 2 permanentes do Depto. Educação da UFJF, 1 permanente do Colégio de Aplicação João XXIII (vinculado à UFJF), e 4 permanentes do IF Sudeste-MG, campus de Juiz de Fora.

O público-alvo deste Mestrado é o professor ativo de Física no ensino básico (médio e fundamental), que desenvolverá atividades acadêmicas que resultem em uma dissertação de mestrado e produtos relacionados ao ensino de Física: artigos, textos, manuais, livros, kits didáticos, roteiros experimentais, roteiros de aula, etc.

 

Objetivos do curso/perfil do profissional

Capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

 

Carga horária

A carga horária em disciplinas que os alunos devem cursar é de 32 créditos que devem ser cursados ao longo dos 2 anos, divididos em disciplinas de 4 e de 2 créditos, sendo:

 

 

 

 

As ementas das disciplinas são fixas e já estabelecidas pela SBF. A exceção é a Física Contemporânea, que tem ementa aberta para ser implementada por cada polo.

As aulas serão ministradas na 6a-feira à tarde e à noite, e no sábado de manhã, nas salas de aula da UFJF ou do IF Sudeste MG.

 

Ingresso

A proposta conjunta do UFJF com o IF-Sudeste MG é de oferecer 40 créditos anuais regularmente. O número de vagas previstas anuais é de 15 alunos, que prestam exame de entrada em 2 fases: a 1a fase é nacional, com prova escrita elaborada pela SBF. A 2a fase inclui entrevista e análise de currículo no polo específico.

 

Orientação

Cada aluno será orientado por um professor do polo ao longo de todo o curso. A escolha do orientador será feita ainda no primeiro semestre do curso, a partir de consulta aos alunos, levando em consideração o perfil do aluno, projeto de pesquisa apresentado no exame de seleção e perfil dos professores.

 

Diploma

Cumprindo todos os requisitos do programa, incluindo a aprovação da dissertação, o aluno receberá o diploma de MESTRE EM ENSINO DE FÍSICA, emitido pela UFJF.

 

Nível do curso: mestrado profissional

Nome: Mestrado Profissional em Ensino de Física

Total de créditos para a titulação: 32

Disciplinas: 7 obrigatórias e 2 optativas

Dissertação: Sim

Periodicidade da seleção: anual (previsão)

Vagas para a seleção: 15 (previsão)

23,173 — Últimas 24 horas: 2