UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Física no Ensino Médio

Você está em: Linhas de pesquisa > Física no Ensino Médio

em construcao

Física no Ensino Médio

 

Professores:

 

 

 


Início

 Professor André Koch Torres Assis

 

 

 Início

 

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Digite o código ao lado. captcha

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Início

 Professor Cláudio Henrique da Silva Teixeira

 

 

Tenho trabalhado com os fundamentos da física: gravitação, eletromagnetismo, mecânica relacional
e origem da inércia, eletrodinâmicas de Weber e de Ampère, cosmologia e história da ciência.
Um dos focos no mestrado profissional é trabalhar com experiências de baixo custo adaptadas ao
ensino médio. Além de planejar e montar estas experiências, é importante dar o contexto histórico
relacionado ao fenômeno que está sendo estudado. Também é relevante explorar as diferentes
explicações para um mesmo fenômeno e os vários paradigmas que têm sido adotados pela física ao
longo do tempo. É fundamental levar estes projetos para a sala de aula e analisar seu
impacto no sentido de melhorar o ensino de física. Homepage com algumas orientações e trabalhos
nestas áreas de pesquisa: http://www.ifi.unicamp.br/~assis

 Início

 

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Digite o código ao lado. captcha

 

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Início

Professora Diana Esther Tuyarot de Barci

 

 

dianaEnsino de Física através de Projetos é uma metodologia que exige preparo e intervenção dos participantes com o objetivo de apresentar a ciência como parte da sociedade e do mundo real gerando um aprendizado significativo para o estudante. Este procedimento é conhecido como alfabetização científica e tenológica e busca-se dar autonomia aos participantes ao mesmo tempo que apresentam-se modelos e teorias cientificas. Ir-se-á nesta proposta definir o que configura-se em Projeto para Ensino de Física e mostrar possíveis escolhas e procedimentos assim como as etapas mínimas necessárias para desenvolver esta metodologia em sala de aula delimitando o contexto e gerando o conhecimento. Pretende-se obter no decorrer do mestrado a produção de um projeto desenvolvido no âmbito escolar de atuação do candidato.

Início

 

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Digite o código ao lado. captcha

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Início

Professor Emanuel Antonio de Freitas

 

 

Início 

 

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Digite o código ao lado. captcha

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Início

Professor José Luiz Matheus Vale

 

 

Início

 

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Digite o código ao lado. captcha

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Início

Professor José Roberto Tagliati

 

 

 

Uma das linhas de pesquisa de interesse para o mestrado profissional em ensino de Física envolve analisar o perfil formativo de professores, quando suas concepções sobre o ensino e a educação como um todo são investigadas.

 Também estudos sobre estratégias de divulgação cientifica em espaços não formais de ensino tendo como cenário o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora, buscam entender como espaços de divulgação científica podem influenciar na prática do ensino formal.

Outro assunto de interesse para pesquisa é a aplicação do método de Aprendizado Colaborativo, na busca de subsídios para melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, no qual tomamos como base o trabalho desenvolvido pela equipe de Ensino de Ciências da Universidade de Washington.

 

Início

 

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Digite o código ao lado. captcha

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Início

Professor Wilson de Souza Melo

 

 

Início

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Digite o código ao lado. captcha

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

27,112 — Últimas 24 horas: 21