O PROFBIO – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – é um curso de pós-graduação stricto sensu que tem como objetivo a qualificação profissional de professores das redes públicas de ensino em efetivo exercício da docência de Biologia. O curso pauta-se na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, através da aplicação do método científico e de utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs), sendo esse “conhecimento construído” associado à transposição didática imediata para a sala de aula, de maneira que o mestrando possa trabalhar simultaneamente com seus alunos do ensino médio os conceitos-chave explorados em cada tópico de Biologia. Trata-se de um curso semipresencial com oferta simultânea nacional, conduzindo ao título de Mestre em Ensino de Biologia. A rede nacional do PROFBIO congrega 18 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, Federais e Estaduais, em 20 campi distintos, distribuídos por todo território nacional, contemplando 14 estados da Federação, além do Distrito Federal. As IES integrantes do PROFBIO, denominadas Instituições Associadas, participam do Sistema Nacional de Pós Graduação e do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. A rede PROFBIO está sob a coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com sede no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O PROFBIO foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em dezembro de 2016, obtendo a nota 4, de um máximo de 5 atribuído a programas de mestrado. Administração Nacional do PROFBIO (abre em nova janela).

Defesa de TCM – Turma 2022

Defesa de Mestrado

Título do trabalho: Da Merenda ao Biogás: Desvendando a Sustentabilidade na Escola com Decompisição Criativa
Mestrando: Rafael Machado Serafim Batista
Orientadora: Heloisa D’Avila da Silva Bizarro
Data: 02/02/2024
Horário: 14h
Tipo de banca: ( ) presencial ( ) híbrida ( x ) remota (https://meet.google.com/hxd-cxtb-zqi)

Defesa de TCM – Turma 2022

II Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza

Eventos

A II Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza ocorrerá nos dias 06 e 07 de Outubro de 2023 e tem como propostas:
(1) Propiciar um espaço de encontro e intercâmbio de ideias entre as Universidades e a Educação Básica e Profissional, bem como entre professores e estudantes de escolas públicas

II Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza

Documentação para a matrícula

A matrícula é realizada através do site SIGA X (abre em nova janela).
Processo seletivo – 2023:

Documentação para matrícula no semestre letivo de 2023/1 (formato .pdf, tamanho 194 KB)
Ficha de matrícula para o semestre letivo de 2023/1 (formato .pdf, tamanho 116 KB)
Modelo do horário de trabalho (formato .pdf, tamanho 205 KB)

Documentação para a matrícula

Sem eventos