Cidadania
“Só tem direito aquele que o conhece.” Com essa frase, a aluna da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, Laura de Oliveira, concluiu o seu discurso na solenidade de encerramento das atividades do Parlamento Jovem 2013, realizada no último dia 27. Essa é a quarta edição em que participam alunos de escolas de Juiz de Fora. Na cidade, a iniciativa é coordenada pelas professoras Marta Mendes e Patrícia Rangel, do Departamento de Ciências Sociais da UFJF.
Economia Solidária
Há mais de cinco anos, um grupo de artesões se reunia na Zona Norte de Juiz de Fora para gerar renda por meio das práticas que realizavam. Logo, a equipe começou a palestrar cursos que deram origem à associação de artesanato “Mãos que Geram Artes”, com o apoio da Intecoop. Na fabricação dos artigos, são usados materiais recicláveis como capas de sombrinha e caixas de leite. Além disso, a associação promove desfiles para divulgação das peças e oficinas para menores infratores, penitenciários e moradores de rua.
Valadares
O campus avançado da UFJF em Governador Valadares realizará entre os dias 24 e 25 de outubro o I Congresso Integrado de Contabilidade (Congreconti), organizado pelos professores do curso de Ciências Contábeis do campus avançado, Geová Madeira e Luciano Moraes. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 20 de outubro pelo site do evento. A taxa de inscrição é de R$ 20 para alunos e de R$ 40 para docentes e profissionais
Ciência
Com o objetivo de incentivar as comunidades docente e discente a participarem de palestras e exposições de trabalhos científicos, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF promoverá no dia 23 de outubro mais uma edição da Feira de Ciências. O evento será realizado no novo prédio do ICE. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de outubro.
- 09/10 – Sorteio do Programa Boa Vizinhança
- Até 15/10 – Inscrições da Feira de Ciências da UFJF
- 17/10 a 25/10 – Festival Internacional Tropixel
- Até 20/10 – Inscrição para I Congresso Integrado de Contabilidade em Governador Valadares