Captação de Recursos
A Pró-reitoria de Extensão recebeu mais dez propostas de atividades extensionistas para o edital do Programa de Extensão Universitária 2014 (Proext) do Ministério da Educação (MEC) até o último dia 20. Com isso, a Universidade Federal de Juiz de Fora encaminhará 31 propostas de financiamento, sendo 19 projetos e 12 programas. O número é superior ao registrado em 2013, quando 23 ações foram submetidas.
Saúde
Com o objetivo de conscientizar adolescentes para temas atuais, como o uso de bebidas alcoólicas e direção e a importância da doação de órgãos, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), juntamente com a Liga de Cirurgia, desenvolverá dois projetos de extensão: "Álcool e trânsito: informação para conscientização" e "Doação de órgãos: informação para conscientização".
Governador Valadares
"Partiu Parlamento Jovem". Com essas palavras, o sociólogo do Centro de Atenção Psicossocial da Câmara Municipal de Juiz de Fora e coordenador do projeto na cidade, Sérgio Dutra, concluiu seu discurso, na solenidade que abriu as atividades do Parlamento Jovem 2013. Com o apoio das professoras Marta Mendes e Patrícia Rangel, do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), essa será a quarta vez que o município participa da atividade criada em 2004 pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Prevenção
Lar conturbado, envolvimento com drogas e, até mesmo, influências de filmes e jogos são apontados como motivos para atos violentos. Para debater sobre o tema, foi realizado nos dias 14 e 15 o seminário "Violência Urbana em Juiz de Fora: o que deve ser feito?". Durante o evento, foram apresentados diagnóstico sobre a violência urbana no município e ações de prevenção e combate.
Agenda
- Até 27/03 – Prazo para submissão de novos projetos de extensão com início no mês de abril e de renovação para projetos realizados em 2012
- Até 22/04 – Solicitação de declaração da Proex para participação no edital de Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa da Fapemig
- Até 29/04 às 17h - Submissão das propostas via plataforma Everest à Fapemig (edital de apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa)