Financiamento
O MEC divulgou o edital do Proext 2015 para financiamento de até 38 programas e 39 projetos de extensão por Instituição de Ensino Superior (IES). Os professores da UFJF interessados em submeter proposta ao Proext devem preenchê-la no recém-criado sistema PROEXT do MEC, impreterivelmente, até as 18h do dia 17 de março. Para isso, os docentes devem se cadastrar na plataforma do edital. Ao contrário dos anos anteriores, a submissão do projeto ou programa ao MEC caberá à Pró-reitoria. Elas serão avaliadas internamente entre os dias 18 e 20 de março e a resposta sobre a aprovação e possíveis alterações será enviada aos coordenadores no dia 21 de março.
Oportunidade
O programa de extensão “Boa Vizinhança” oferecerá 60 vagas para o curso básico de inglês no próximo semestre letivo. Para se inscrever, o interessado deve ir até a Central de Atendimento da UFJF (CAT), no campus, na próxima terça (25) ou quarta (26) entre 8h e 18h e preencher a ficha de inscrição disponível no local. Podem se inscrever candidatos com mais de 18 anos, renda familiar per capita inferior ou igual a R$ 700 e, no mínimo, ensino fundamental completo. No ato da inscrição, os participantes deverão levar cópia da carteira de identidade e dos comprovantes de renda e de residência.
Valadares
Analisar a situação econômica no cenário local, nacional e internacional em diferentes momentos é o propósito do “Grupo de Análise da Conjuntura Econômica”, criado em Governador Valadares. A iniciativa busca ensinar os futuros profissionais da área de economia a conhecer e analisar os indicadores econômicos, como balança comercial, dados do IBGE e taxas de crescimento, entre outros, desenvolvendo a capacidade de previsões para futuras conjunturas. O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Economia da UFJF, Maria de Fátima Previdelli, e conta com a participação de um bolsista e dois colaboradores.
Incentivo
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais publicou o edital 2014 para concessão de financiamento a projetos de extensão em interface com a pesquisa ou desenvolvimento tecnológico. Os projetos devem ser realizados por um grupo de pesquisadores com linha de pesquisa multidisciplinar. Cada iniciativa deverá ter financiamento de, no máximo, R$ 50 mil. Os interessados devem se inscrever no aplicativo Everest até as 17h do dia 16 de abril. Entre os documentos necessários, deverá ser anexada declaração de contrapartida da Universidade, que precisa ser solicitada à Proex até o dia 11 de abril.
Agenda
- 25/02 e 26/02 – Inscrição para o Programa Boa Vizinhança
- Até as 18h de 17/03 – Submissão de proposta para o edital Proext 2015 para a Pró-reitoria de Extensão
- Até 31/03 - Período para renovação de projetos de extensão e entrega de relatório anual
- Até 11/04 – Solicitação de declaração de contrapartida da UFJF para edital de apoio a projetos de extensão da Fapemig