Diálogo
A Pró-reitoria de Extensão promoveu nos dias 22 e 23 de janeiro o VIII Seminário de Extensão. Neste ano, o evento teve como objetivo levantar os principais problemas da extensão e do Conselho Setorial de Extensão e Cultura da UFJF. Durante o encontro, foi criado um grupo de trabalho que irá propor uma nova composição para o Conselho, assim como um documento inicial para um novo regimento da extensão na Universidade.
Direito no Campo
“Como eu garanto dignidade humana se a justiça ainda fecha os olhos para o campo dos direitos sociais?” Em busca de uma resposta para essa pergunta, a professora da Faculdade de Direito da UFJF, Fernanda Maria Vieira, criou o projeto de extensão “Rompendo as cercas jurídicas: a construção e efetivação do direito à terra e à reforma agrária na região da zona da mata mineira”. Segundo a docente, o projeto busca estabelecer uma ponte entre os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de dois acampamentos localizados na Zona da Mata Mineira e os futuros integrantes do sistema judiciário brasileiro.
Valadares
Com o objetivo de evitar riscos à saúde do paciente e atendê-lo de forma mais completa, o projeto “Sala de Espera: trabalho multiprofissional em Unidades de Atenção Primária à Saúde de Governador Valadares – Inserção da Fisioterapia” busca integrar diversas áreas da saúde, como medicina, enfermagem, odontologia e nutrição, à prática fisioterápica durante o tratamento dos pacientes. O projeto, criado em 2013, é coordenado pela professora do curso de Fisioterapia do campus avançado da UFJF, Katy Andrade.
Oportunidade
A Pró-reitoria de Extensão abriu prazo para renovação de projetos de extensão que terão continuidade em 2014, assim como para submissão de novas iniciativas extensionistas. Para solicitar a renovação, o docente coordenador do projeto deve entregar impressos o relatório anual de atividades e o formulário de renovação, impreterivelmente, até o dia 31 de março. Já o prazo para a inscrição de propostas de novos projetos vai até o dia 15 de abril. O formulário de inscrição deve ser preenchido no Siga e assinado pelo diretor da unidade acadêmico e pelo chefe de departamento.
- 28/03 - I Encontro Regional de Gestores em Educação da UFJF
- Até 31/03 - Período para renovação de projetos de extensão e entrega de relatório anual
- Até 15/04 - Período para inscrição de novos projetos de extensão
- Até 02/05 - Prazo para inscrição de trabalhos no 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU)