Segurança pública
Nos últimos anos, o aumento da violência tornou-se uma das maiores preocupações dos brasileiros. Segundo dados da Polícia Militar, somente em Juiz de Fora, os índices da criminalidade praticamente dobraram de 2012 para 2013. A preocupação com esse quadro fez com que diversas instituições da sociedade civil e do estado, entre elas a UFJF, se unissem para determinar um caminho para lidar com essa situação. Como resultado desse trabalho, foi criado o Laboratório de Estudos sobre a Violência.
Captação de recursos
A UFJF teve cinco projetos contemplados com recursos pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) no edital de financiamento de ações de extensão que possuem interface com a pesquisa. Ao todo, serão investidos em 2014, R$ 187.593,38 em iniciativas de áreas como direitos humanos, desenvolvimento urbano, comunicação e genética. Foi o melhor resultado alcançado pela instituição nesse edital.
Valadares
Com o objetivo de orientar o uso de plantas medicinais por pacientes diabéticos e hipertensos, as professoras Luciana Calábria e Stefany Assis desenvolvem o projeto “Orientação ao uso seguro de plantas medicinais por diabéticos no programa Hiperdia Minas” no campus avançado de Governador Valadares. Segundo Luciana, a iniciativa tem por objetivo “orientar os pacientes quanto ao uso correto e seguro da fitoterapia como uma terapêutica complementar as que já existem, além de consolidar essa prática como integrativa aos serviços de saúde”.
João XXIII
Com o objetivo de ser uma vitrine de experiências educacionais em escolas de todo o Brasil, o Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF desenvolveu a revista Argo – Cultura & Ensino. “A nossa ideia era criar uma ferramenta que fosse direcionada aos professores e às escolas de educação básica e também disseminasse práticas bem sucedidas dessas escolas”, conta a coordenadora do projeto de extensão que desenvolve a revista e integrante da comissão editorial, Margareth Pereira.
Agenda
- Até 10/11 – Inscrições para o I Simpósio de Bioquímica, Biologia Molecular e Genética
- De 18/11 a 22/11 – V Semana de Letras – Linguagens, Diálogos e Interfaces
- De 26/11 a 28/11 – VII Simpósio em Literatura, Crítica e Cultura – Novas Cartografias: desafios literários