Saúde
Dados divulgados em 2009 pela Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS), do Ministério da Saúde, revelaram que 20,9% das crianças com até 5 anos apresentam quadro de anemia. Com o objetivo de reverter esse quadro em Juiz de Fora, a professora do Departamento de Nutrição da UFJF, Renata Oliveira, criou no início deste ano o projeto “Ações educativas de combate à anemia em creches públicas”.
Atividade Física
Exercitar e fortalecer o corpo e ganhar agilidade e coordenação motora são algumas vantagens proporcionadas pela prática esportiva. A Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF possui projetos de extensão que buscam estimular a atividade física. Um deles é o projeto “A Ginástica Artística e o Trampolim Acrobático”. A iniciativa surgiu há mais de quatro anos e atualmente beneficia 19 moradores locais. As atividades são gerenciadas pela coordenadora Jakeline Lisboa e conta com apoio de três bolsistas, estudantes do curso de Educação Física.
Valadares
Notícias sobre sequenciamento genético e alimentos transgênicos têm se tornado cada vez mais comum nos noticiários. Os avanços da biotecnologia são percebidos diretamente no cotidiano. Para debater sobre o assunto, o Departamento de Bioquímica do campus avançado organizou o I Simpósio de Bioquímica, Biologia Molecular e Genética da UFJF (I SimBBG), que será realizado nos dias 20 e 21 de novembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro.
Terceira Idade
A Casa de Cultura da UFJF apresentou no último dia 14 a Mostra de Talentos, realizada junto às alunas do curso de extensão “Enriquecimento Cultural e Atualização de Conhecimento”. O evento surgiu a partir do trabalho intitulado “Conhecendo a Rede Socioassistencial de Juiz de Fora”, desenvolvido pela assistente social e professora do curso, Margarida Di Filippo. Durante a Mostra, as participantes do Polo apresentaram músicas do repertório folclórico e da MPB, além do hino do grupo, composto por uma das alunas. Também houve apresentação de acordeão, poesia, conto, esquete teatral e artesanato.
Agenda
- Até 10/11 – Inscrições para o I Simpósio de Bioquímica, Biologia Molecular e Genética
- De 18/11 a 22/11 – V Semana de Letras – Linguagens, Diálogos e Interfaces
- De 26/11 a 28/11 – VII Simpósio em Literatura, Crítica e Cultura – Novas Cartografias: desafios literários
- De 27/11 a 28/11 – Fórum: Diálogos em Dança