Urbanismo
As barreiras encontradas nos espaços públicos das cidades, como escadas, buracos e meios-fios, podem comprometer a locomoção das pessoas e impedir que elas realizem de forma satisfatória seus trajetos. Com o objetivo de adequar esses espaços, tornando-os mais acessíveis e democráticos, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFJF desenvolveu o projeto “Acessibilidade em Espaços Públicos de Juiz de Fora”, coordenado pelo professor Emmanuel Rezende.
Cultura
Com a aproximação da primavera, a artesã Regina Domingues realizará a “I Exposição de Fotos de Flores e Plantas” entre os dias 16 e 21 de setembro, no Mercado Municipal, localizado no Espaço Mascarenhas. “A mostra nasceu em 2011, após uma série de fotografias que fiz entre as cidades de São José dos Campos e Juiz de Fora”, afirma Regina, que é fotógrafa amadora.
Valadares
O campus avançado da UFJF em Governador Valadares (UFJF-GV) foi recentemente contemplado com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). A implantação do projeto foi uma iniciativa do Departamento de Medicina e Fisioterapia, com a contribuição de professores de outros departamentos. 173 alunos concorreram a 48 vagas, sendo metade das vagas destinadas a bolsistas e a outra metade a voluntários.
Oportunidade
A Faculdade de Letras da UFJF oferecerá 30 vagas para o curso de inglês para o próximo semestre letivo do programa de extensão Boa Vizinhança. As inscrições serão feitas entre os dias 23 e 27 de setembro. Podem se inscrever candidatos com mais de 18 anos, renda familiar per capita inferior ou igual a R$ 700 e possuir ensino fundamental completo. Os interessados devem se inscrever na Central de Atendimento (CAT), entre 9h e 17h.
Agenda
- Até 13/09 – Envio de relatos sobre projetos de extensão para Revista Raízes e Rumos, da UNIRIO
- 16/09 a 21/09 – Exposição de fotos de Flores e Plantas (Mercado Municipal)
- Até 17/09 – Inscrição de projetos no Prêmio Universidade Solidária 2013