Experiência
Em mais uma edição, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) fez parte do Projeto Rondon, desenvolvendo ações no município de Jupi, no estado do Pernambuco. Dentre os dias 21 a 31 de julho, o grupo, composto por oito alunos e os professores Zuleyce Lessa da Faculdade de Enfermagem e Daniel Lemos da Faculdade de Educação, integrou a Operação Guararapes, que teve como coordenador geral, o coronel Anderson de Oliveira Mendes, do Ministério da Defesa. Nos 10 dias de trabalho, os rondonistas tiveram a oportunidade de interagir com cerca de mil pessoas. Segundo Zuleyce, o foco das atividades recaiu sobre as áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.
Redescobrir
O título “Pensando o tempo integral junto a uma escola estadual” já denota os objetivos pertinentes, por se tratar da educação de base, do projeto de extensão desenvolvido por meio do Colégio João XXIII, com apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa, coordenada pela professora Margareth Conceição Pereira, intenta encontrar, ampliar e apoiar novas possibilidades de aprendizado durante a permanência integral na escola. Todo o desenrolar do trabalho, com o pormenor das atividades propostas, foi publicado na primeira edição de 2014 da revista semestral “Raízes e Rumos”, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Governador Valadares
A publicação, em junho desse ano, de uma resolução do Ministério de Educação (MEC) com novas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação de medicina motivou os docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares (UFJF/GV) a realizarem uma série de oficinas de formação contínua sobre as modificações e as adequações, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão. Os primeiros encontros aconteceram no final do mês de julho, com 20 professores divididos em dois grupos. Os próximos ainda não têm data definidas. A fim de agilizar os próximos debates e reuniões, no dia 06 de agosto, em reunião do departamento em Valadares, foi instituída a Comissão Pedagógica, formada pelos docentes Eduardo Viana Lobato, Elaine Rosa Arruda, Fabiane Rossi Grincenkov, Maria Gabriela Parenti Bicalho e Tânia Maria Barreto Rodrigues.
Reconhecimento
O projeto “Atenção preventiva e educativa em saúde do idoso: o saber e o fazer compartilhados” foi aprovado com 99 pontos e contemplado com o recurso de R$145.344,05 pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt/2015). A iniciativa é coordenada pela professora do departamento de Fisioterapia do campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/GV), Lina Faria. O trabalho com os idosos é realizado em GV há mais de um ano por meio de parceria com o Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (Nepi), um programa de ensino que busca a prevenção e a promoção da saúde das pessoas, no município, com 60 anos de idade ou mais. Devido ao grande número da população de Govenador Valadares se encontrar nessa faixa etária, juntamente com o interesse de professores e alunos em trabalhar com idosos, criou-se esse projeto de extensão, que tem, como eixo principal, a interdisciplinaridade.
Agenda
- Até 19/08 – Prazo final para inscrição no curso de extensão “Tradução e interpretação de Libras-Português” (módulo 1) para pessoas com nível intermediário em Libras. Outras informações: extensao.libras.ufjf@gmail.com
- Até 20/08 – Prazo final para inscrição no curso de extensão destinado a surdos “Redação Acadêmica”. Outras informações: extensao.libras.ufjf@gmail.com
- Até 21/08 – Prazo final para inscrição no curso de extensão “Libras no campus”, voltado à comunidade em geral. Outras informações: extensao.libras.ufjf@gmail.com
- Até 22/08 – Prazo final para inscrição no curso de extensão “VIII Encontros com a Literatura”. O tema dessa edição debate o macabro e o profano.