Propulsão
No esporte, a união faz a força, até mesmo no atletismo que pode ser visto como uma prática de desempenho individual. Isso ficou claro quando a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) se uniram para lançar a equipe de atletismo Sesi/UFJF. A parceria busca aprimorar o treinamento e a performance de aproximadamente cem atletas dentro das três modalidades, corrida, lançamento e saltos, além de aumentar o alcance da atividade desportiva.
Sinfonia
A decoração, com notas e claves expandindo-se do palco para a plateia, já era um sinal da inesperada convocação que marcou o início do “Música para Enriquecer”, um projeto de extensão do Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade. Do tablado da Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os cinco alunos e as duas instrutoras convidaram familiares, amigos e conhecidos para se tornarem artistas durante a apresentação e conhecerem alguns conceitos musicais como ritmo, escala e pausa. Por meio de palmas, cantos, batidas no corpo e em copos, o espaço se tornou uma grande sinfonia coletiva.
Valadares
O perfil do idoso mudou. Eles não são mais aqueles velhinhos que ficam em casa cuidando dos netos. Os avanços da medicina permitiram o envelhecimento sem a perda da qualidade de vida. Hoje, esse grupo continua ativo e participativo na vida em sociedade. E essa nova perspectiva gera mudanças nos papéis atribuídos aos integrantes da melhor idade. Para ampliar as reflexões a esse respeito, o Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI), da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV), organizou a Mesa Redonda “Visão Integrada da Saúde do Idoso”.
Preservação
Com objetivo de dar embasamento teórico e suporte ao trabalho de coleta e análise de dados, em âmbito municipal, sobre o período da Ditadura no Brasil, foi criado o projeto de extensão “Memórias possíveis: os depoimentos da Comissão Municipal da Verdade”, coordenado pela professora da Faculdade de Comunicação, Christina Musse. A iniciativa visa a participação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos trabalhos da Comissão Municipal da Verdade. A solenidade de lançamento da Comissão Municipal da Verdade, regulamentada pela Lei nº 12.643/2012, apresentou os sete membros.
Agenda
- Até 11/07 – Divulgação da lista final das propostas selecionadas pelo PROEXT 2015
- 15/07 – Prazo final para envio de artigos e relatos sobre ações extensionistas para a Revista Extramuros da Univasf
- 18/07 a 02/08 – Participação da UFJF na Operação Guararapes do Projeto Rondon (Jupi/PI)