Manifestações
São quinhentos e treze anos e vinte centavos”, “Não me representa”, “Vem pra rua”, “Queremos escolas e hospitais padrão FIFA” e “O gigante acordou” foram algumas das frases presentes em cartazes durantes as manifestações ocorridas recentemente no país. Com a repercussão na mídia e o interesse público, os protestos que ganharam as ruas de diversas cidades brasileiras desde junho levaram a Escola de Governo e Cidadania (EGC) da UFJF a promover, no último dia 15, debate com o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) que expôs o tema e levantou os possíveis desdobramentos.
Saúde
As atividades do projeto de extensão “Academia ao Ar Livre”, desenvolvido pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), oferece à comunidade orientações sobre o uso correto dos equipamentos da academia ao ar livre da UFJF. Segundo o coordenador da iniciativa, professor Jeferson Vianna, o objetivo é otimizar o uso dos aparelhos. “Ensinamos aos usuários a forma certa para realizar os exercícios físicos, com informações sobre o número de repetições necessárias e a serventia de cada um dos aparelhos.”
Valadares
Conscientizar a população sobre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), uma parada respiratória provocada pela compressão das paredes da faringe, e oferecer tratamento para o ronco. Esses são os principais objetivos do projeto de extensão “Educação e tratamento para pacientes com o ronco em Governador Valadares”. A ação é coordenada pela professora do curso de Odontologia do campus avançado, Roberta Passos.
Cultura
Com o objetivo de promover a aproximação entre os contextos de trabalhos e pesquisas em Artes, o projeto de extensão Arte em Trânsito realiza sua terceira mostra cultural. Neste semestre, o evento será realizado entre os dias 21 de outubro e 08 de novembro. Já o III Colóquio Arte em Trânsito será promovido entre os dias 22 e 24 de outubro. Ambas as atividades serão realizadas no Colégio de Aplicação João XXIII. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento até o dia 15 de setembro, para aqueles que quiserem submeter trabalhos, e até 18 de outubro para ouvintes.
- 28/08 a 30/08 – Seminário “Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Bioativos”
- Até 15/10 – Prazo para submissão de textos para a revista Extramuros
- 21/10 a 08/11 – III Mostra Cultural do projeto Arte em Trânsito do Colégio de Aplicação João XXIII
- 19/11 a 22/11 - XII Congresso Iberoamericano de Extensão