Durabilidade
Um comemora 15 anos de atividades para a “Dinamização do Ensino de Ciências e Zoologia: Integração Escolas-Departamento de Zoologia”. O outro tem mais de uma década promovendo “Física e Cidadania”, com objetivo puro e simples de desmistificar a ciência. No entanto, ambos os projetos da Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) articulam a mesma missão: espalhar o conhecimento, aproximá-lo de crianças e adolescentes e, assim, cativá-los. A iniciativa da área de Biologia se orgulha de levar aos alunos os animais microscópicos, invertebrados e vertebrados, enfocando a importância e a preservação. Além da observação de seres vivos, viabiliza palestras sobre comportamento e ecologia destes organismos. De maneira dinâmica, a definição de quais grupos de animais serão abordados varia de acordo com cada turma visitante. Já a ação advinda da Física responde a questões intrigantes que nos cercam: por que os pássaros não tomam choque no fio de alta tensão? O que faz os peixes ficarem parados dentro d’água? Como se explica o sistema touch screen? Ela se baseia na tentativa de evidenciar como os conteúdos, além de fundamentais para a sociedade, podem ser interessantes e necessários para nosso cotidiano.
Inusitado Às vezes um barbante, uma fita adesiva ou um arame podem ser matéria-prima perfeita para uma simples gambiarra. No entanto, para os participantes da “Oficina de Gambiologia”, sucata e objetos eletrônicos passam a compor um tipo de arte inusitada e instigante. Nos três dias de atividades, de 16 a 18 de outubro, lâmpadas, conexões e ferro-velho foram moldados para dar luz, forma e som a diferentes obras artísticas. Tal iniciativa aconteceu na Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do Laboratório Usotópico, um projeto do Instituto de Artes e Design (IAD) em parceria com a UFJF Extensão. Gambiologia é conhecida como a “Ciência da Gambiarra”, além do nome do trio de gambiólogos de Belo Horizonte, Fred Paulino, Lucas Mafra e Paulo “Ganso”, responsáveis pela orientação dos trabalhos na UFJF. Para produzir as obras, são certeiros o olhar artístico e o eletrônico durante a concepção. Contudo, segundo Fred, “antes mesmo dessas duas características, é preciso ser curioso.”
Governador Valadares
Para promover a reação entre curiosidade e aprendizado, o projeto de extensão “Socialização da Bioquímica em escolas públicas de Governador Valadares”, apelidado como SOBE-GV, pretende aproximar os alunos das práticas laboratoriais. A primeira ação ocorreu na Escola Estadual Prefeito Joaquim Nascimento por meio de capacitação dos professores além do contato com os estudantes, a fim de facilitar a compreensão dos conteúdos bioquímicos. Segundo a coordenadora da iniciativa e professora do departamento Básico de Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora campus GV, Luciana Bastos, o projeto envolve criar um ambiente escolar mais dinâmico, visando a formação profissional futura. “Percebi que aqueles alunos do ensino superior com mais facilidade na disciplina de Bioquímica eram os que já tinham tido contato prévio com aulas em laboratório. Ao questioná-los sobre aulas práticas nas escolas públicas de Governador Valadares, alguns chegaram a relatar a existência de laboratório, mas que não era utilizado. Então, veio a ideia de capacitar os professores com práticas simples que pudessem abordar temas relacionados à Bioquímica.”
Descobrimento
“A I Jornada Científica do curso de Medicina Veterinária pretendeu despertar nos alunos o interesse pela pesquisa e extensão. Por isso, é importante o contato precoce com os laboratórios e os trabalhos desenvolvidos,” assim o professor e organizador do evento, Flávio Medeiros, defende a iniciativa, ocorrida entre 22 e 24 de outubro, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ideia básica era apresentar aos alunos do 1º e 2º períodos da Universidade Federal de Juiz de Fora, a linha de pesquisa de oito professores do curso, além de mais quatro pesquisadores da Embrapa. Cada um destes ministrou uma palestra para esclarecer os assuntos com os quais lidam. No último dia, os discentes participaram de minicursos a garantir um contato direto com a prática.
Agenda
- De 03/11 a 06/11 – XXIII Semana de Estudos Clássicos “Discere et docere: aprender e ensinar os clássicos”, na Faculdade de Letras. Outras informações: www.ufjf.br/estudosclassicos
- De 04/11 a 07/11 – IV Semana Arte em Trânsito: Colóquio e Mostras Culturais, no Colégio de Aplicação João XXIII. Inscrições até o dia 03/11 e outras informações disponíveis em: www.arteemtransito.com.br
- De 10/11 a 12/11 – XII Encontro Regional de Comunicação, na Faculdade de Comunicação. Outras informações: www.ufjf.br/facom/encontro-regional-2014/