Um comemora 15 anos de atividades para a “Dinamização do Ensino de Ciências e Zoologia: Integração Escolas-Departamento de Zoologia”. O outro tem mais de uma década promovendo “Física e Cidadania”, com objetivo puro e simples de desmistificar a ciência. No entanto, ambos os projetos da Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) articulam a mesma missão: espalhar o conhecimento, aproximá-lo de crianças e adolescentes e, assim, cativá-los. A iniciativa da área de Biologia se orgulha de levar aos alunos os animais microscópicos, invertebrados e vertebrados, enfocando a importância e a preservação. Além da observação de seres vivos, viabiliza palestras sobre comportamento e ecologia destes organismos. De maneira dinâmica, a definição de quais grupos de animais serão abordados varia de acordo com cada turma visitante. Já a ação advinda da Física responde a questões intrigantes que nos cercam: por que os pássaros não tomam choque no fio de alta tensão? O que faz os peixes ficarem parados dentro d’água? Como se explica o sistema touch screen? Ela se baseia na tentativa de evidenciar como os conteúdos, além de fundamentais para a sociedade, podem ser interessantes e necessários para nosso cotidiano.