Aprimoramento
Seis projetos e quatro programas da Universidade Federal de Juiz de Fora foram contemplados com o total em conjunto de R$ 1.349.634,94 na edição de 2015 do Programa de Extensão Universitária (ProExt). Participante desde a criação em 2003, a UFJF superou seu melhor resultado, obtido em 2012, quando sete propostas arrecadaram cerca de 630 mil. O ProExt é um financiamento do Ministério da Educação (MEC), articulando vários ministérios e órgãos governamentais. Tem como objetivo o apoio a instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de ações de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas, com ênfase na inclusão social.
Lúdico Levar o filho ao médico geralmente é uma missão difícil para os pais, uma vez que as crianças costumam ter receio da consulta médica. Para mostrá-las como realmente funcionam o atendimento médico e os procedimentos de saúde, foi criado o projeto de extensão “Hospital de Ursinhos”, coordenado pelo professor Everton Rocha do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Segundo o docente, esse comportamento infantil é comum, “afinal, o médico é a pessoa que diagnostica problemas que não gostaríamos de ouvir. E para a criança, isso toma uma dimensão maior, pois a ida ao hospital é associada a um evento de dor.”
Governador Valadares
Com o intuito de preparar para o cotidiano de situações de saúde, estudantes e professores do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares realizaram no sábado, dia 12, o minicurso de “Atendimento a situações de urgência/emergência” coordenado pelo docente Paulo Roberto Bicalho.
Os mentores puderam expor, na prática, os conhecimentos transmitidos em sala de aula para cerca de 30 acadêmicos da disciplina de Introdução à Prática Médica (IPM), que faz parte da grade do 1º período.
Literatura
Entre muitos livros, cores, almofadas e sonhos, a sala do Laboratório de Alfabetização, na Faculdade de Educação da UFJF oferece um mar de conhecimento para crianças do 4º e 5º ano da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, localizada no Bairro São Pedro. Proporcionar a leitura constante da literatura infantil, permitindo que as crianças ampliem sua imaginação e tenham acesso ao mundo do conhecimento e da cultura é a proposta de “Livro vai... História vem”, coordenado pela professora do Departamento de Educação, Suzana Lima Vargas. A iniciativa faz parte do projeto “Oficina de escrita e reescrita de textos para escolares dos anos iniciais do ensino fundamental”, que atende crianças das escolas públicas no entorno da Universidade.
Agenda

- Até 31/07 – Prazo final para alunos de Comunicação se inscreverem na seleção de bolsistas para a Assessoria de Comunicação da ProEx
- Até 01/08 – Prazo final de envio de trabalhos sobre atividades extensionistas para a Revista Conexão da Universidade Estadual de Ponta Grossa
- 02/08 – Fim da participação da UFJF na Operação Guararapes do Projeto Rondon (Jupi/PI)