Quadrinhos
Para apresentar aos alunos do Colégio de Aplicação João XXIII e à comunidade em geral as diferentes dinâmicas, narrativas e códigos das histórias em quadrinhos, foi criado o projeto de extensão “Núcleo de Quadrinhos”, coordenado pelo professor Frederico Crochet. Na iniciativa, os alunos passam por todos os processos de desenvolvimento de uma história em quadrinhos, que começa com a criação do roteiro, passa pela produção da storyboard, desenho, arte final, colorização e finaliza com a inserção das falas.
Interação
Nas duas últimas semanas de maio foi realizado em unidades acadêmicas da UFJF o desafio de montar um quebra-cabeça em até três minutos. Alunos das faculdades de Direito e Odontologia e dos institutos de Ciências Humanas (ICH) e de Artes e Design (IAD) participaram da atividade. A iniciativa foi desenvolvida pelo aluno da Faculdade de Comunicação e bolsista da Proex, Willian Cristian Oliveira, com o objetivo de levar ao conhecimento dos estudantes o papel da extensão na formação acadêmica.
Governador Valadares
Com o objetivo de criar uma ferramenta que esclareça com maior eficácia os indicadores da inflação nos municípios, o professor do departamento de Economia da UFJF em Governador Valadares, Thiago Soares, criou o projeto “Implementação do Índice de Preços ao Consumidor de Governador Valadares (IPC/GV)”. Segundo o docente, essa prática, de analisar os dados de forma mais regional e específica, está tornando-se recorrente no país. “A criação de índices regionalizados de inflação tem sido crescente. O desenvolvimento de ferramentas sobre a inflação permite analisar sua tendência e seus efeitos sobre a economia do município e da região.”
Editais
Os docentes que desenvolveram projetos de extensão no ano de 2013 e darão continuidade ao longo deste ano, além daqueles que pretendem submeter propostas de novos projetos, têm até o dia 27 de junho para efetuar o procedimento. Para solicitar a renovação, o docente coordenador do projeto deve entregar impressos na Pró-reitoria de Extensão o relatório anual de atividades e o formulário de renovação, ambos gerados pela plataforma Siga. Já para novos projetos, o cadastro deve ser efetuado no Siga, por meio do ícone “Extensão”. Só serão avaliadas as propostas inscritas na plataforma.
Agenda
- 13/06 – Resultado provisório do PROEXT 2015
- 24/06 – Mesa Redonda: Visão Integrada da Saúde do Idoso (Governador Valadares)
- Até 27/06 – Prazo para renovação de projetos e submissão de novas iniciativas
- Até 11/07 – Divulgação da lista final das propostas selecionadas pelo PROEXT 2015
- 18/07 a 02/08 – Participação da UFJF na Operação Guararapes do Projeto Rondon (Jupi/PI)