Captação de recursos
A UFJF encaminhou neste ano 44 propostas para os dois principais editais de financiamento de iniciativas extensionistas. Para o Programa de Extensão Universitária 2015 (Proext) do Ministério da Educação (MEC), foram submetidas 27 propostas, sendo 14 programas e 13 projetos. Já para o edital de apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa, publicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), 17 docentes da Universidade encaminharam propostas.
Integração
Ideias podem transformar o mundo? As mais de 300 pessoas que lotaram o Teatro Academia, na última sexta-feira (23), mostram que sim. Com o tema “Ideias para um Brasil Inclusivo e Transformador”, o 2º Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora buscou, além de fomentar a discussão a respeito do assunto, mostrar casos que saíram do campo teórico e transformaram a realidade de muitas pessoas.
Governador Valadares
De acordo com dados divulgados pelo Facebook no início do ano, o Brasil possui 83 milhões de usuários ativos na rede social, o que representa mais de um terço da população nacional. Com o intuito de aproveitar o alcance midiático da ferramenta, foi criado o projeto “Utilização da rede social na educação: divulgação de informação sobre boas práticas higiênico-sanitárias para estudantes, filhos de produtores rurais, na região de Governador Valadares”. A iniciativa busca usar uma página criada na plataforma para divulgar informação sobre boas práticas higiênico-sanitárias.
Troca de Saberes
Dez professores e um grupo de estudantes da UFJF participaram na última semana da sexta edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), realizado em Belém. Neste ano, o evento teve como tema “Diálogos da extensão: saberes tradicionais e inovação científica”. Com essa temática, o congresso buscou unir os saberes populares e tradicionais ao ambiente acadêmico, juntamente com a inovação das tecnologias.
Agenda
- 02/06 – Seminário do projeto Escritório-Escola Itinerante do curso de Arquitetura e Urbanismo: avaliação e assessoria técnica em empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida
- 13/06 – Resultado provisório do PROEXT 2015
- Até 11/07 – Divulgação da lista final das propostas selecionadas pelo PROEXT 2015
- 18/07 a 02/08 – Participação da UFJF na Operação Guararapes do Projeto Rondon (Jupi/PI)