Direitos Humanos
No Brasil, os idosos representam 8,6% do total da população. Diante dessa realidade, a UFJF criou o projeto "A acessibilidade espacial em instituições de longa permanência para idosos em Juiz de Fora". Coordenado pelo professor Emmanuel Pedroso, a iniciativa tem como objetivo trabalhar em Instituições de Longa Permanência (ILPI's) de Juiz de Fora, oferecendo assessoria no que diz respeito à acessibilidade, principalmente a espacial.
Governador Valadares
Promover a inserção de pequenos grupos em cadeias produtivas por meio do associativismo e do cooperativismo. Esse é o objetivo do Centro de Informação e Assessoria Técnica (Ciaat). Segundo o coordenador geral do Ciaat, Antônio Carlos Linhares, a chegada da Universidade ao município será importante para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pela organização. "A parceria com a incubadora da UFJF contribuirá para a capacitação profissional dos membros das cooperativas e na captação de recursos junto aos órgãos de fomento", afirma.
Cultura
Apesar do sol escaldante, a tarde do último dia 06 na Casa de Cultura não poderia ser mais agradável. A tarde de tempo ensolarado abrilhantou as apresentações de corais, que se apresentaram em espanhol e italiano, e da banda Sete de Setembro. As festividades fizeram parte da cerimônia de encerramento das atividades deste ano do Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da UFJF.
PROEXT 2013
Dados divulgados pelo Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF) preocupam. Segundo a pesquisa, mais de 25% dos estudantes que terminam o ensino fundamental são analfabetos funcionais. Um dado ainda mais preocupante é que 4% não atingem níveis básicos de alfabetização. Detectado esse problema, a professora Luciane Manera desenvolveu o projeto "Formação Inicial e Continuada de Professoras Alfabetizadoras", que busca desenvolver um trabalho de capacitação dos professores, para que eles possam alfabetizar as crianças de uma forma lúdica.
Agenda
- 07/01/2013 a 28/02/2013 – Período para Renovação de Projetos de Extensão
- 16/01/2013 – Ciclo de Reuniões por Área Temática - Saúde
- 17/01/2013 – Ciclo de Reuniões por Área Temática – Cultura
- 18/02/2013 a 20/02/2013 – Seminário UFJF e University of Essex de Direitos Humanos e Empresas
- 02/06/2013 a 06/06/2013 – 13º Ergodesign e o 13º Usihc