Políticas Públicas
Com a finalidade de apresentar os conceitos e propostas do programa "Escola de Governo e Cidadania", a Proex realizou a primeira reunião com o conselho institucional do programa. Os coordenadores Marta Mendes e Vicente Riccio expuseram para os demais membros do conselho as pesquisas e estudos realizados para a criação do programa, cujo lançamento está previsto para o início de 2013.
Saúde
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo. Neste ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima um total de 52.680 novos casos. Levando em consideração as alterações provenientes dessa doença, desde 2001 o projeto de extensão “De peito aberto: programa de prevenção e acompanhamento integrado no câncer de mama”, coordenado pela professora Simone Carvalho, dá apoio a pessoas nessa situação.
Fórum Nacional
O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (Forproex) realizou no início deste mês o seu XXXII Encontro em Brasília. O Fórum propôs o debate sobre as perspectivas da extensão no Plano Nacional de Educação. O evento contou com a participação de mais de cem pró-reitores, entre eles, a pró-reitora adjunta de Extensão da UFJF, professora Maria Lúcia Polisseni, que participou da mesa redonda sobre fomento da extensão.
PROEXT 2013
A saúde das crianças no Brasil tem melhorado significativamente nos últimos anos. Segundo o IBGE, houve redução de 47% na mortalidade infantil. Com a proposta de diminuir essa taxa em Juiz de Fora e melhorar o acesso aos serviços de saúde, a professora Teresa Esteves idealizou o programa "Acolher – atenção à criança: educando para a saúde", que receberá incentivo do Ministério da Educação de R$ 144 mil em 2013.
- 22/11 – Publicação do resultado do sorteio do Programa Boa Vizinhança
- 27/11 a 28/11 – II Colóquio Arte em Trânsito