Saúde
Ao receber o diagnóstico de uma doença como o câncer é comum surgirem dúvidas: “Como aconteceu? Preciso deixar de trabalhar? Há chance de a doença voltar?”. Para esclarecer questões como essas e prestar outros serviços, o projeto “Terapias não convencionais e acompanhamento clínico em oncologia” surge como apoio a pacientes oncológicos e seus familiares.
Cultura
Ao falar de vovôs e vovós, na maioria das vezes lembramos da imagem de velhinhos sentados em bancos de praça ou em suas cadeiras de balanço tricotando. No entanto, esse estereótipo tem ficado para trás. Em Juiz de Fora, a UFJF desenvolve o projeto “Workshop de Interpretação para Terceira Idade” com o objetivo de entreter e levar cultura aos idosos.
Reciclagem
Em Juiz de Fora, são 440 toneladas de lixo por dia. Desse número, apenas 13 toneladas são destinadas à Usina de Reciclagem e Compostagem para serem recicladas. Além da usina, a associação Lixarte – Do Lixo à Arte, com apoio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF, também atua nesse tipo de serviço, transformando garrafas, latas, caixas e papeis em arte.