III Semana de Saúde Mental e Inclusão Social discute relação entre cidadania e saúde mental na UFMG

Ampliar o diálogo sobre a Reforma Psiquiátrica e aprofundar reflexões e construções de horizontes e respostas. Estes são os objetivos da III Semana de Saúde Mental que será realizada entre os dias 18 e 22 de maio, no Campus Pampulha, Campus Saúde e na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

O tema desta edição é “Cidadania e saúde mental” e este será abordado pela proposição e realização das diversas mesas redondas, rodas de conversa, oficinas e, principalmente, pela participação de todos na manifestação pública, que celebra anualmente, no dia 18 de maio, a luta antimanicomial. Promovido pelos componentes do PASME (Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental), Programa POLOS DE CIDADANIA, Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais – PROEX UFMG, Conselho Regional de Psicologia e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais – ASUSSAM-MG, o evento tem como público-alvo, estudantes e professores de diversos cursos de graduação da UFMG e outras instituições, usuários e familiares dos serviços substitutivos de saúde mental, profissionais e pesquisadores de saúde mental.

Paralelo a III Semana de Saúde Mental, promovido pelo Departamento de Psicologia e pela Escola de Enfermagem, acontecerá também o Pré Congresso da International School Franca Franco Basaglia, que ofertará mesas redondas, seminários e atividades preparatórias para o II Congresso, que será realizado em 2016, no Brasil. Este evento, que apoia e valoriza os processos de desinstitucionalização, reúne uma rede composta por diversos países e é coordenado pela rede de saúde mental de Trieste, Itália.

Outras informações: www.pasmeufmg.wordpress.com