Fechar menu lateral

Contato inicial com a nova gestão da Proex

Prezados coordenadores e estudantes participantes de equipes de Programas e Projetos de Extensão,

Com o início da gestão do Prof. Marcus David e da Profª. Girlene Silva, assumi a Pró-reitoria de Extensão, juntamente com a Profª. Luciana Holtz, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, atual Coordenadora de Extensão.

Entro em contato para manifestar minha disposição e alegria em ter a oportunidade de contribuir, nesse momento, para o fortalecimento da política de extensão da UFJF, agora em outro lugar: como parte da gestão universitária.  Carrego comigo os princípios que nós – docentes, TAE´s e estudantes – defendemos, quando optamos por trabalhar em atividades que são formuladas para atender diretamente a sociedade, fortalecendo identidades, mobilizando coletivos, contribuindo para a formulação e desenvolvimento de políticas públicas, disponibilizando acesso a ações das mais diferentes áreas que, de outra forma, não chegariam a um expressivo segmento social dos territórios onde a UFJF se inscreve.

Da proposta que buscaremos efetivar, referendada pela comunidade acadêmica, destaco alguns princípios para iniciarmos nosso primeiro contato:

  • a democratização da universidade passa necessariamente pela ampliação de suas relações para além de seus muros e a extensão universitária é um dos meios fundamentais para isso;
  • o saber acadêmico, articulado com a vida social, incorpora as demandas sociais e direciona a produção do conhecimento. Para que isso ocorra, reafirmo o diálogo e a troca de saberes;
  • a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • o reconhecimento da dimensão teórico-metodológica da extensão na formação profissional dos estudantes, o que permite a vivência da realidade social e o compromisso com a intervenção na realidade local e regional, a partir da articulação com o poder público, movimentos, setores e organizações sociais.

Entretanto, nenhum desses princípios (que historicamente os envolvidos com a extensão nas universidades brasileiras têm defendido), bem como as futuras ações da PROEX terão materialidade sem a efetiva participação daqueles que, no cotidiano do trabalho extensionista, fazem a relação da UFJF com a sociedade acontecer.

Uma das iniciativas que já estamos tomando é procurar resolver as pendências que têm colocado entraves à dinâmica participativa e decisória do Conselho Setorial de Extensão e Cultura. Temos que discutir seu marco regulatório, o qual deve atender às atuais necessidades da extensão universitária na UFJF, em Juiz de Fora e Governador Valadares, com ampla participação da comunidade universitária.

Por ora, nesse nosso primeiro contato, informo que, desde 2 de maio, foi disponibilizado,  no sítio eletrônico da PROEX,  o Edital 02-2016 para Submissão de Programas e Projetos de Extensão sem solicitação de bolsas. O fluxo de submissão de propostas permanece contínuo.  Após apresentação e debate junto às equipes de extensão atualmente em atividade na UFJF, anunciaremos novas modalidades de apoio para a área, por meio de editais. Para isso, convocaremos reunião tanto do Conselho Setorial de Extensão e Cultura, como do Grupo de Trabalho de Extensão da PROEX no dia 24 de maio de 2016, às 14 horas. A convocação será enviada oportunamente.

Saudações extensionistas!

Profa. Dra. Ana Lívia Coimbra

Pró-Reitora de Extensão