Iniciativa estuda, junto a jovens de Valadares, perspectivas de empregos e renda

(Foto: Reprodução Internet)

(Foto: Reprodução internet)

A iniciativa “Perspectivas de emprego e renda para a juventude em Governador Valadares” realiza, junto aos jovens da cidade, ações para que eles possam aprender sobre as possibilidades de trabalho na região. O projeto, que teve início em 2013, em parceria com a Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atende entre 2000 a 2500 jovens e tem como público-alvo integrantes do Pro-Jovem – jovens cadastrados na Secretaria de Cultura de Governador Valadares.

A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Juventude de Governador Valadares. Segundo o coordenador do projeto, professor da Faculdade de Economia do campus avançado de Governador Valadares, Luiz Eduardo Simões, o objetivo das atividades têm dupla função.  Ao mesmo tempo em que insere os alunos do curso de Economia, bolsistas do projeto, em um ambiente de política pública voltada para a juventude, também funciona como cartão de visita da UFJF perante a comunidade.

Os encontros são realizados de segunda à sexta-feira em horário comercial, de 08 às 18 horas,  na  Secretaria de Cultura, localizada na Avenida Brasil, 2920 no 2º andar. As atividades são baseadas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) da cidade e a partir disso o projeto realiza análise de dados que envolvem questionários. Além disso, a iniciativa desempenha estudos sobre os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), como explica Simões.  “Baseado nessas análises, o grupo mostra as perspectivas de emprego para os jovens cadastrados na Secretaria.”

Para o coordenador, o projeto permite criar consciência entre os jovens em relação a empregos. “Esses jovens começam a tomar consciência do papel e da perspectiva deles em seu ambiente e também nos grupos sociais em que estão inseridos.” Já com relação aos nove bolsistas que compõe o projeto, Simões afirma que as ações proporcionam autonomia intelectual aos alunos do curso de Economia. “Alguns estudantes saíram do projeto com ótima bagagem e já estão trabalhando diretamente com o Pro-Jovem.”

Outras informações: (32) 2102 – 3971 (Assessoria de Comunicação da Extensão)

Siga a Pró-reitoria de Extensão nas redes sociais: Facebook Twitter