Fechar menu lateral

Conferência com pesquisador francês atrai grande público no ICB

Conferência com professor francês inaugura “Ciclo de Palestras no ICB” (Foto: Kaio Lara)

Conferência com professor francês inaugura “Ciclo de Palestras no ICB” (Foto: Kaio Lara)

A primeira conferência do “Ciclo de Palestras do ICB” lotou, na tarde da última terça-feira, 7, o Anfiteatro A do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICB/UFJF). O evento faz parte do projeto dos professores do Departamento de Fisiologia do ICB, Rubem Ernesto Navarrete e Anaelli Nogueira Campos. A proposta do Ciclo é receber uma programação de palestras mensais para a comunidade acadêmica. Na inauguração, o professor da Universidade da Borgonha em Dijon, na França, Thierry Pozzo, apresentou seu trabalho na área de cognição motora e Neuro Reabilitação para uma plateia de alunos e professores de diversos cursos.

Além de pesquisador do Laboratório Inserm – Cognição, Ação e Plasticidade Sensório-motora, lotado na mesma Universidade, Pozzo desenvolve trabalhos de impacto na área de Fisiologia da Ação e Percepção no Instituto de Tecnologia da Itália como pesquisador Sênior. Seu trabalho tem como objetivo investigar os princípios da organização do sistema motor e identificar seus mecanismos fisiológicos.

O aluno do 3º  período do curso de Biologia, Anselmo Carvalho, esteve presente no evento e acredita que a presença de professores renomados visitando o Instituto é importante para os alunos e prestigia a Universidade. Para ele, “adquirir conhecimento a partir dos estudos de grandes profissionais é um estímulo para acompanhar o calendário de palestras”. Já o assunto neurociências e cognição motora, foi o atrativo para a estudante do 1º período da Faculdade de Fisioterapia, Ana Caroline, que estuda disciplinas relacionadas com a área de Biologia. “Acho interessante o contato com outros cursos em um evento que compartilha a mesma área de estudo na qual estou inserida.”

A iniciativa

O projeto surgiu a partir da iniciativa dos professores Navarrete e Anaelli com o apoio da Direção do ICB. “As conferências possibilitarão que docentes e dicentes entrem em contato com a última palavra na área de pesquisa do palestrante”, comenta o coordenador. Segundo Navarrete, o Ciclo abordará assuntos que, atualmente, os alunos não encontram facilmente nos livros. “Eles poderão aprender conversando diretamente com o pesquisador desenvolvedor dos estudos apresentados.” Anaelli destaca que a ação tem também o objetivo de conhecer outros centros da Universidade. Pesquisadores de outras faculdades podem colaborar com o projeto e trazer outros nomes que compartilham ideias e discussões de forma a enriquecer alunos e professores.”

Anaelli e Navarrete adaptaram a ideia do Ciclo, por meio de suas experiências na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que realiza tradicionalmente um ciclo de palestras sobre neurociências. No entanto, Annaelli destaca que no projeto juiz-forano o assunto não será exclusivamente esse. “O Ciclo abordará todos os assuntos de interesse da comunidade acadêmica, principalmente do ICB.” Ela afirma que eventualmente podem ocorrer conferências extras no decorrer do mês. Ao final das conferências, os participantes podem requisitar certificado na Pró-reitoria de Extensão.

Outras informações: (32) 2102 – 3971 (Assessoria de Comunicação da Extensão) 

Siga a Pró-reitoria de Extensão nas redes sociais: Facebook Twitter