Voltado ao câncer de mama, projeto em GV aperfeiçoa atendimento e já dispersa resultados

Palestrante_Dr.Joao_Douglas_Nico

O palestrante, doutor João Douglas Nico, aprofundou os alunos da UFJF/GV a respeito do tratamento do câncer de mama.

Mesmo com o fim do outubro rosa, o projeto de extensão “Orientação e apoio a pacientes com câncer de mama em tratamento na clínica ONCOLESTE de Governador Valadares” manteve atividades de formação, consciência e combate à doença, no campus de GV da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para tanto, pela primeira vez por meio de palestra interativa, os “Aspectos Clínicos do Câncer de Mama e seu contexto atual” foram debatidos pelo médico oncologista João Douglas Nico, no dia 12.  A abordagem de pontos relevantes e aprofundados buscou sedimentar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre o tratamento, em prol do bem estar dos pacientes.

De acordo com o palestrante, a situação do câncer de mama é preocupante na cidade, devido a muitas pacientes diagnosticadas com a doença em estágio comprometedor. “Alguns dados apontam uma tendência de casos mais avançados que em outras regiões, com grande número de cirurgias com retirada total da mama. Por isso, precisamos melhorar a ampliar as políticas de educação e informação em saúde, além de promover e garantir acesso a um número maior de mamografias, que ainda é muito insuficiente.”

IMG-20141022-WA0004

Em outubro, os bolsistas do projeto entregaram lacinhos rosa à comunidade acadêmica da UFJF/GV

A coordenadora do projeto e professora da UFJF/GV, Luciana Bastos Rodrigues, faz coro ao parecer do médico com duas palavras: diagnóstico precoce. “O rastreamento antecipado da doença é o ponto de partida. A chance de cura e de evitar a mutilação tornam-se maiores com ida ao médico com frequência e com autoexame. Para nossos alunos, essa palestra funciona como primeiro contato fora da sala de aula, com um profissional, a respeito das dificuldades na lida com os pacientes. A maioria delas, por exemplo, apresenta depressão, por modificações na sexualidade.”

Bolsista voluntário desse projeto focado no estudo de prontuários para realizarem acompanhamento e orientação adequados, Lucas Ribeiro de Andrade Nascimento destaca como o evento foi além do conhecimento global, retratando até mesmo técnicas novas como a “linfonodo sentinela”, recente em Valadares, pela qual não se esvazia a rede linfática da mulher, mas sim apenas os linfonodos acometidos. “Fiquei mais aguçado, pois a apresentação clarificou termos presentes no prontuário. Afinal, no segundo período, não temos tanto contato habitual em clínica. A palestra também expandiu a maneira como o tratamento varia de caso a caso, ou seja, os exames variam, as formas de atuação não são as mesmas. Foi tudo bem instrutivo,” resume o estudante.

Sedimentação do trabalho

Grupo_extensão_cancer_mama

As professoras Luciana Bastos (primeira agachada) e Alda Silveira (primeira em pé) apresentam a equipe de bolsistas do projeto com foco nas mulheres com câncer de mama.

O projeto de extensão “Orientação e apoio a pacientes com câncer de mama em tratamento na clínica ONCOLESTE de Governador Valadares”, conforme título, conta com parceria desse centro de referência regional de excelência na prevenção e no tratamento do câncer. Dessa forma, a UFJF pode sedimentar a formação acadêmica além de desempenhar um papel positivo, prático e distributivo à comunidade. Ele também tem a professora Alda Maria Soares Silveira como vice-coordenadora.

O respaldo das atividades com as mulheres com câncer garantiu aceitação no II Workshop de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a ser realizado nos dias 26 a 28 de novembro. Este projeto, além de outros dois da docente Luciana Bastos (“Socialização da Bioquímica nas Escolas” e “Bioquímica na Praça”) foram aprovados para apresentação oral.

Outras informações: (33) 3340 – 6501 (Central de atendimento dos Cursos da Saúde da UFJF/GV)

(33) 3271 – 1237 (Oncoleste)

www.oncoleste.com.br

Siga a Extensão nas redes sociais: FacebookTwitter