Fechar menu lateral

XXIII Semana de Estudos Clássicos versa o aprofundar, o disseminar e o descobrir do conhecimento antigo

Já configurada como uma tradição, a XXIII Semana de Estudos Clássicos é o evento acadêmico, científico e cultural mais longevo da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Realizada de dois em dois anos, ela busca trazer visibilidade para as línguas e as culturas clássicas, grega e latina, por meio de reuniões, minicursos e sessões de comunicação coordenadas. Dentre os dias 03 e 06 de novembro, profissionais de diversas instituições, com perfis diferenciados, professores, estudantes e participantes dispersarão conhecimento e contatos entre si.

DocereO tema dessa edição é “Discere et docere: aprender e ensinar os clássicos”. Para a coordenadora e professora da Fale, Fernanda Cunha, embora as duas línguas, há muito tempo, já não figurem nos currículos escolares, elas permanecem, de muitos modos, em nosso cotidiano. “No cinema, nas artes, nos games e até mesmo nas expressões populares de nossa língua, como ‘presente de grego’, o latim, o grego e as culturas clássicas estão presentes. Além disso, nas universidades, o interesse pelo estudo mantém-se bastante vívido, atraindo, por exemplo, aqui na UFJF, alunos de cursos como Educação Física, Arquitetura, Medicina, além daqueles que tradicionalmente se interessam como Letras, Filosofia, História e Direito.”

Para alavancar o contato e disseminar os ensinamentos, a Semana de Estudos Clássicos consistirá de palestras com convidados da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os minicursos, voltados para alunos de graduação, vão abordar temas diversos, costumeiramente não tratados na UFJF. E as sessões temáticas serão uma oportunidade de apresentação aos alunos de iniciação científica, ensino e extensão.

 Assim, o evento acaba promovendo um saber plural. “A Semana permite um incremento qualitativo não somente para aqueles que buscam uma formação específica em Latim, mas para todos que, de certa forma, pretendem ampliar sua formação, visto que a cultura clássica está na base da constituição das ciências e dos modos de pensar da academia dos nossos dias. Quanto à cultura clássica, devemos ser críticos, a ela podemos aderir, outras vezes podemos refutar, recriar, mas nunca desconhecer,” postula Fernanda.

As inscrições para ouvintes seguem até o primeiro dia do evento, mediante envio de ficha de inscrição, disponível no site do evento, para o email semanadeestudosclassicos.ufjf@gmail.com.

 

Para acessar a programação completa, clique aqui.

 

Outras informações: www.ufjf.br/estudosclassicos

 

Siga a Extensão nas redes sociais: Facebook Twitter