Fechar menu lateral

No final de semana de Finados, ação vai dar apoio aos que sofrem com a saudade

CEmiterio

O Cemitério Municipal espera receber mais de 10 mil visitantes no final de semana de finados (Foto: Prefeitura de Juiz de Fora)

Milhares de pessoas serão esperadas no Cemitério Municipal de Juiz de Fora para a celebração de Finados. Entre os túmulos, corações cheios de lembranças e saudades buscam consolo, próximos do lugar onde seus entes queridos descansam. Para confortá-los, uma ação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) coordenada pelo professor Carlos Mourão em parceria com a UFJF Extensão irá trazer um apoio a mais aos que sofrem, no físico e no emocional, a dor da perda. Uma equipe ligada ao departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) estará no local aferindo a pressão dos visitantes.

No ano passado, a Associação Mineira Sul, ligada a Igreja Adventista de Juiz de Fora, havia realizado semelhante iniciativa de apoio aos visitantes. Conhecido como Projeto Bálsamo, foram oferecidos escuta psicológica e distribuição de água. Segundo Mourão, “agora a UFJF vem incorporar ao trabalho dessa associação.” Para tanto, duas tendas serão instaladas no cemitério, uma próxima às capelas e outra na subida para a parte alta do terreno.

A técnica de laboratório no ICB, Luanda Lombardi, faz parte da Igreja Adventista. Segundo ela, a ação anterior teve uma demanda maior do que o esperado, por isso, a ideia de fazer essa parceria com a Universidade surgiu. “Os visitantes ficam muito emocionadas durante a visita, observamos um grande número de pessoas precisando de escuta, abaladas com o luto e necessitando de apoio emocional.”

Para garantir o bem estar, uma parceria com a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) vai disponibilizar dez mil copinhos de água para o público. Nos estandes, o visitante também irá receber livros e panfletos. Tanto no sábado (01) e no domingo (02), as equipes estarão à disposição de 8h às 17h.

 

Outras informações: (32) 3213-4621 – Associação Mineira Sul

 

Siga a Extensão nas redes sociais: FacebookTwitter