Com minicursos e palestras, evento de extensão impulsiona primeiro contato das turmas iniciais da Medicina Veterinária com prática

DSCF3051

Para garantir a participação de todos, houve rodízio de grupos acadêmicos durante os minicursos (Foto: Warley Bueno/Extensão)

“A I Jornada Científica do curso de Medicina Veterinária pretende despertar nos alunos o interesse pela pesquisa e extensão. Por isso, é importante o contato precoce com os laboratórios e os trabalhos desenvolvidos,” assim o professor e organizador do evento, Flávio Medeiros, defende a iniciativa, ocorrida entre 22 e 24 de outubro, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ideia básica era apresentar aos alunos do 1º e 2º períodos da Universidade Federal de Juiz de Fora, a linha de pesquisa de oito professores do curso, além de mais quatro pesquisadores da Embrapa. Cada um destes ministrou uma palestra para esclarecer os assuntos com os quais lidam.

No último dia, os discentes participaram de minicursos a garantir um contato direto com a prática. A aluna Ana Paula Moura ressaltou a relevância de ter essa aproximação logo nos primeiros períodos da faculdade. “É essencial para o conhecimento e até mesmo para o crescimento profissional. Com isso, já podemos ter noção do que nos espera daqui para frente. Muitas vezes iniciamos um curso com ideias predefinidas e quando percebemos não ser o que imaginávamos, o contato precoce ajuda a escolhermos bem o que queremos de fato.”

Nos minicursos, os alunos foram divididos em dois grupos para revezarem o treinamento. Enquanto uma parte participava da prática no Laboratório de Controle de Qualidade do Leite, os demais passavam pelos cursos de “Técnicas de cultivo para microrganismos aeróbios e anaeróbios”, “Técnicas de plaqueamento e estriagem”, “Técnicas de colaboração para caracterização morfológica” e “Teste ao microrganismo”. Ao final de cada prática, havia um rodízio, o que permitiu a todos a vivência completa da programação.

DSCF3061

Na Vitrine de Tecnologias do Leite, o espaço interativo buscou despertar uma visão mais ampla sobre a produção (Foto: Warley Bueno/Extensão)

Os discentes ainda puderam visitar a Vitrine de Tecnologias do Leite, um espaço totalmente interativo destinado a despertar uma visão mais ampla sobre a produção laticínia. Nesse ambiente, eles puderam aprofundar sobre a origem das vacas leiteiras, as técnicas de manejo, os métodos de conservação e a distribuição.

“A semana foi muito interessante, me ajudou a ter uma noção sobre o que quero fazer no meu futuro,” resume o calouro Matheus Fagundes. Para o professor Flávio, “a Jornada serviu como uma vitrine para divulgar o nosso curso de Veterinária que ainda é recente na Universidade, ao facilitar o conhecimento e o acesso aos professores que estão chegando com muita bagagem e experiência acadêmicas.”

Outras informações: (32) 2102-3202 (Instituto de Ciências Biológicas)

Siga a Extensão nas redes sociais: Facebook Twitter