Fechar menu lateral

Projeto de extensão incentiva experiências bioquímicas para mudar fórmula de aprendizado nas escolas públicas de GV

Para promover a reação entre curiosidade e aprendizado, o projeto de extensão “Socialização da Bioquímica em escolas públicas de Governador Valadares”, apelidado como SOBE-GV, pretende aproximar os alunos das práticas laboratoriais. A primeira ação ocorreu na Escola Estadual Prefeito Joaquim Nascimento por meio de capacitação dos professores além do contato com os estudantes, a fim de facilitar a compreensão dos conteúdos bioquímicos.

DSC_0093-300x200

Equipe do SOBE-GV submete os alunos a experimentações laboratoriais

Segundo a coordenadora da iniciativa e professora do departamento Básico de Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora campus GV, Luciana Bastos, o projeto envolve criar um ambiente escolar mais dinâmico, visando a formação profissional futura. “Percebi que aqueles alunos do ensino superior com mais facilidade na disciplina de Bioquímica eram os que já tinham tido contato prévio com aulas em laboratório. Ao questioná-los sobre aulas práticas nas escolas públicas de Governador Valadares, alguns chegaram a relatar a existência de laboratório, mas que não era utilizado. Então, veio a ideia de capacitar os professores com práticas simples que pudessem abordar temas relacionados à Bioquímica.”

Para isso, o projeto desenvolveu um guia prático com materiais do uso cotidiano, sendo de fácil acesso e compreensão. O público-alvo são os alunos do terceiro ano do ensino médio, pois é nessa fase que é abordado o estudo das macromoléculas. “O estudo da Bioquímica é de extrema importância para se conhecer o metabolismo celular, bem como as moléculas que o compõem. Muitos alunos sentem dificuldade na aprendizagem por falta de aulas práticas que reforcem o ensino,” exemplifica a docente. 

O intuito é atender o máximo de escolas públicas possível. A princípio, uma será beneficiada a cada ano. “Os momentos práticos são fundamentais em qualquer disciplina, fazendo com que o educando relacione o conteúdo dado com o seu cotidiano. Isso ajuda no desenvolvimento de conceitos científicos, auxiliando, dessa forma, o estudante a desenvolver soluções para problemas complexos,” comenta Luciana Bastos.

 SOBEmaior SOBEmenor

Outras informações: (33) 3340-6501 (Atendimento para os cursos de Saúde da UFJF/GV)

Siga a Extensão nas redes sociais: Facebook Twitter