Confraternização marca diplomação de concluintes do projeto Boa Vizinhança

De tudo um pouco 099

A coordenadora do Boa Vizinhança, professora Marta da Silva, destaca o papel do curso gratuito de inglês como um retorno à sociedade pelo investimento feito na UFJF (Foto: José Eduardo Brum/Proex)

Descontração e estímulos de continuidade nos estudos sinalizaram a cerimônia de diplomação do primeiro semestre de 2014 do projeto de extensão Boa Vizinhança. Os concluintes receberam familiares, instrutores e alunos do próprio curso de inglês para a entrega dos certificados, neste sábado, 30 de agosto, no anfiteatro da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que, junto da Pró-reitoria de Extensão (Proex), desenvolve a iniciativa.

Durante a cerimônia, a coordenadora do Boa Vizinhança, professora Marta da Silva, comentou a importância dessa oferta gratuita de conhecimento e capacitação profissional. “O aluno sai com uma base consistente e sólida. Esperamos que eles não parem de estudar para não perderem esse aprendizado que externa o papel da UFJF: devolver à sociedade o investimento feito por ela. Nós não cumprimos mais que a nossa obrigação.”

Considerada oradora da turma, a comerciante Ana Meire de Castro Balzo agradeceu, em inglês, a Deus, aos amigos, à família e às professoras por estar tão feliz em atingir uma meta pessoal. “A conclusão significa muito pra mim, mas pretendo continuar estudando num curso particular. Gosto da língua e tenho um sonho de visitar os Estados Unidos, ou até mesmo ir a trabalho.”

Além dos diplomados, a bolsista Aline Alves despediu-se como professora do projeto. Por dois anos, ela se dedicou às atividades aos sábado na Fale. “Foi grandioso porque tanto aprendi quanto ensinei. Sabemos das dificuldades de vir aqui, no final de semana, por isso, me mantive sempre compreensiva e aberta para sanar as dúvidas. O que eu afirmo nesse momento é continuem a estudar, não desistam, vale muito a pena.”

De tudo um pouco 110

A bolsista Aline Alves (no centro), rodeada pelas alunas concluintes, pediu que os estudos da língua inglesa não fossem interrompidos (Foto: José Eduardo Brum/Proex)

A motivação para o prosseguimento já existe na vida da psicóloga Jéssica de Oliveira Fayer. Pela internet e por indicação de um conhecido, ela se inscreveu no projeto para, nas palavras dela, apenas “desenferrujar” o inglês. Hoje, o alvo ampliou-se. “Estou tentando entrar no mestrado em psicologia da UFJF. Para isso, preciso ter proficiência na língua. Os professores do Boa Vizinhança me ajudaram muito, mandaram muito exercício extra.”

A auxiliar de produção, Tatiana Gonçalves, faz coro à ideia de não se afastar do inglês. “Eu tinha apenas um conhecimento básico vindo do ensino médio. Através da televisão, me interessei e fui sorteada. E adorei a experiência, foi um aprendizado bacana que me faz querer dar continuidade. Afinal, o inglês é muito importante, principalmente no profissional.”

Outras informações: (32) 2102 – 3150 (secretaria da Faculdade de Letras)

(32) 2102 – 3971 (Assessoria de Comunicação da Proex)

As diplomações

De tudo um pouco 109 De tudo um pouco 108