Aprovado pelo ProExt 2015, Centro de Ciências dá novos passos rumo à disseminação do conhecimento

11111

No Centro de Ciências, os visitantes têm a oportunidade de estarem mais próximos do saber.

Com foco em difundir a ciência no cotidiano dos alunos e da comunidade, o projeto “Atividades de extensão e divulgação científica do Centro de Ciências da UFJF: Eletricidade, a energia que nos move” recebeu recentemente mais um impulso. Desenvolvido no Colégio de Aplicação João XXIII, ele foi contemplado com R$ 98,566 pela edição 2015 do Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação (MEC).

22222

O espaço foi pensado de maneira a favorecer o teor lúdico dos ensinamentos.

Com a mesma rapidez da velocidade da luz, o coordenador e professor da iniciativa, Eloi Teixeira, já tem definidos os planos futuros para esses recursos vindouros. “A ideia é montar uma exposição interativa sobre a história da eletricidade. Com o dinheiro, vamos investir em uma série de equipamentos que irá melhorar tanto o ensino dos nossos alunos quanto o conhecimento daqueles interessados na temática da eletricidade.”

A previsão do coordenador é de que, até o próximo ano, as novas instalações do Centro de Ciências já terão as obras finalizadas. Dessa forma, com um espaço mais amplo, é prevista a aquisição de bicicletas geradoras de energia e de uma réplica de uma usina hidrelétrica, além de uma réplica de uma casa para mostrar o consumo diário de energia. “As pessoas vão poder tocar, poderão mexer nos equipamentos e assim conhecer um pouco mais sobre as formas de gerar energia elétrica, desde as mais simples às mais completas.” Teixeira ainda destaca que, dos quase 100 mil do ProExt, cerca de R$ 78 mil serão destinados exclusivamente para a compra de novos equipamentos que ficarão dispostos na exposição.

Como o Centro de Ciências é também responsável pelo Museu Usina de Marmelos Zero, também existe a proposta de relacionar a futura exposição com a Usina, que foi a primeira da América do Sul. “Isso vai representar um acréscimo muito grande tanto para o Centro quanto para a cidade de Juiz de Fora. Não tenho dúvidas de que em termos de extensão é um dos grandes projetos da UFJF. A mudança de prédio, com novos equipamentos, irá triplicar nosso público,” estima.

333333

Com a verba do ProExt, o Centro de Ciências terá o espaço ampliado e contará com novos equipamentos.

O Centro de Ciências

Inaugurado no dia 26 de agosto de 2006, o Centro de Ciências foi criado a partir de iniciativas das Pró-reitorias de Pesquisa e de Extensão da UFJF, e de professores dos Institutos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas, do Colégio de Aplicação João XXIII e da Faculdade de Engenharia. “Temos, como prioridade, difundir e ensinar a ciência de uma maneira diferente. Optamos pelo lúdico, pois acreditamos que dessa forma o aprendizado é mais eficaz e interessante.”

As visitas ao Centro de Ciências são guiadas e abertas ao público. Os horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira de 8h às 18h, com exceção de quinta, com funcionamento em horário diferente, de 19h às 21h. Ele fica localizado na Rua Visconde de Mauá, nº 300, no bairro Santa Helena, em Juiz de Fora.

Outras informações: (32) 3229 – 7606 / 5922 (Centro de Ciências)

centrodeciencias@ufjf.edu.br

Siga a Proex nas mídias sociais: FacebookTwitter