Publicado em revista da Unirio, projeto busca aprimorar qualidade do ensino integral com novas possibilidades de aprendizado

O título “Pensando o tempo integral junto a uma escola estadual” já denota os objetivos pertinentes, por se tratar da educação de base, do projeto de extensão desenvolvido por meio do Colégio João XXIII, com apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa, coordenada pela professora Margareth Conceição Pereira, intenta encontrar, ampliar e apoiar novas possibilidades de aprendizado durante a permanência integral na escola. Todo o desenrolar do trabalho, com o pormenor das atividades propostas, foi publicado na primeira edição de 2014 da revista semestral “Raízes e Rumos”, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

atividade pedagogica

Pelo sigilo em relação a instituição parceira, os alunos contemplados, que na foto estão ladeados pela bolsista Jordana, não podem ser identificados.

Antes de desenvolverem a metodologia de atuação, foi firmada a parceria com uma escola da cidade, escolhida segundo resultados atuais de uma pesquisa realizada pelo grupo Formação de Professores e Políticas Educacionais (FORPE). Foi levado em conta o baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na escolha dessa instituição, cujo nome foi mantido em sigilo. Segundo Margareth, “após a seleção, nossa intenção foi agir de maneira integrada. A ideia desenvolvida no projeto foi assessorar a escola no sentido educacional de forma colaborativa junto com os integrantes da própria comunidade.”

Afinal, para que o projeto saísse do papel, era preciso, de fato, o envolvimento de todas as partes, desde diretores a coordenadores, professores a bolsistas, principalmente pela proposta da criação de uma nova rotina escolar. “Isso gera um desafio por causa da vulnerabilidade social, das condições de carência acentuada e do baixo rendimento nas avaliações externas. Essa experiência adquirida possibilitou também a aprendizagem de toda a nossa equipe, favorecendo os processos de aprendizagem e formação contínua,” afirma a coordenadora.

Após um ano de existência, as atividades já terminaram. Contudo, existe a intenção de renovar o projeto e retornar com a iniciativa para a mesma escola, a partir do segundo semestre.

Envolvimento

A partir do estabelecimento de metas, apontadas na publicação da revista de extensão da Unirio, o trabalho buscou inserir os bolsistas do projeto, Jordana de Moura e Matheus Pereira Antunes, na realidade da escola. A dinâmica visou um acompanhamento pela equipe sob coordenação de Margareth Conceição Pereira, que é professora do Colégio de Aplicação João XXIII, do dia a dia integral na escola parceira.

Inicialmente, o grupo atuou na ajuda às professoras durante as tarefas já elaboradas, de maneira a adequar as propostas da iniciativa com as diretrizes estabelecidas. Depois, houve a participação ativa deles com novas atividades, como a propositura de jogos para auxiliar no processo pedagógico, sem que essa inclusão tirasse a autonomia do professor. “Houve uma ação conjunta da professora de tempo integral com o bolsista,” explica Margareth. “Não se tratava apenas de ir até a escola, ensinar e aprender, mas sim, viabilizar uma troca.”

A bolsista Jordana, pós-graduanda em Educação no Ensino Fundamental, relembra uma atividade que exemplifica o aspecto da contextualização e da aproximação com o público-alvo. “Certa vez, quando brinquei com os alunos de ‘forca’, não conseguia entender por que as crianças não estavam interessadas em adivinhar a palavra contida no jogo. A professora interveio, dizendo para eu escrever o nome de um MC, dando a dica para os alunos. Depois que fiz isso, todas elas começaram a dizer as letras que poderiam compor a palavra. Além do nome de MC’s, escrevi nome de rappers, músicas de funk, e obtive a participação de todos os alunos nas outras rodadas.”

Durante o desenvolvimento do projeto, o bolsista Matheus sugeriu que fosse feita uma campanha para arrecadar calçados para os alunos, pois muitos iam à escola, descalços. Mesmo a responsabilidade social não sendo o foco principal da iniciativa, a equipe optou por desenvolvê-la de acordo com as necessidades e com as possibilidades que o projeto poderia oferecer à comunidade acadêmica. De acordo ele, “a escola deve oferecer uma melhoria da qualidade de vida aos alunos para além do conhecimento, pois a vivência nela não se encerra somente nas experiências pedagógicas, mas acaba por se estender à realidade social deles.”

Publicação

Outras atividades do projeto “Pensando o tempo integral junto a uma escola estadual” estão apresentadas na revista “Raízes e Rumos”, que é uma publicação oficial da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROExC-Unirio), semestral, destinada à divulgação científica de projetos e ações do campo extensionista. Ela reune trabalhos de diferentes áreas do conhecimento desenvolvidos por docentes, discentes e funcionários no âmbito acadêmico. Com o objetivo divulgar as atividades científicas e culturais no campo da extensão universitária, “Raízes e Rumos” estimula a troca de experiências extra-muros, envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade, privilegiando o intercâmbio de saberes e fazeres, em sintonia com os anseios contemporâneos por diálogos construtivos.

Para acessar o artigo, clique aqui.

Outras informações: (32) 3229 – 7602 / 7603 (Colégio de Aplicação João XXIII)

Siga a Proex nas redes sociais: FacebookTwitter