Focado no idoso, projeto de Valadares contemplado pelo ProExt vai investir em mais atividades de saúde e bem estar

1098329_637835909574400_976426876_n

O projeto vai intensificar a oferta de atividades ao idoso a partir de 2015 (Foto: Nepi)

O projeto “Atenção preventiva e educativa em saúde do idoso: o saber e o fazer compartilhados” foi aprovado com 99 pontos e contemplado com o recurso de R$145.344,05 pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt/2015). A iniciativa é coordenada pela professora do departamento de Fisioterapia do campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/GV), Lina Faria. O trabalho com os idosos é realizado em GV há mais de um ano por meio de parceria com o Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (Nepi), um programa de ensino que busca a prevenção e a promoção da saúde das pessoas, no município, com 60 anos de idade ou mais. Devido ao grande número da população de Govenador Valadares se encontrar nessa faixa etária, juntamente com o interesse de professores e alunos em trabalhar com idosos, criou-se esse projeto de extensão, que tem, como eixo principal, a interdisciplinaridade.

A iniciativa conta com a participação de 12 professores, com um bolsista cada, advindos de sete cursos da área da saúde (Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Educação Física e Psicologia). Juntos, eles promovem 11 interfaces, nas quais são abordados assuntos específicos como: Treinamento Funcional e Pilates para a Terceira Idade, Diabetes, Hipertensão Arterial, Práticas Integrativas e Complementares (pilates e plantas medicinais), Saúde Bucal, Saúde Nutricional, Saúde da Pele, Uso Racional de Medicamentos, Violência Contra Idosos e Educação Física para a Terceira Idade. De acordo com a coordenadora Lina, a ideia de unir várias áreas da saúde para um único fim, “teve como objetivo tornar mais amplo o trabalho realizado com os idosos para permitir a eles solucionar dúvidas a respeito de diversos campos de sua saúde, bem como dividir experiências com pessoas da mesma idade, tudo em um mesmo projeto.”

Reconhecimento

A verba a ser recebida pelo projeto será destinada à compra de materiais utilizados pelos idosos durante as atividades, à impressão de documentos do Nepi, à promoção de palestras sobre a temática e ao custeio de passagens e diárias para congressos, além de bolsas acadêmicas para os estudantes envolvidos. A coordenadora acrescenta que o dinheiro possibilitará a consolidação dessa área de atuação em Governador Valadares, “com essa quantia, será possível criar um espaço físico para o Nepi, no qual haverá reunião para discutirmos os resultados do nosso trabalho e também produzir artigos e resumos que serão submetidos a congressos. É uma forma de fortalecer e legitimar o Núcleo.”

DSC00023

Segundo a coordenadora Lina, o projeto também preza pela troca de informações e experiências entre os idosos (Foto: Nepi)

Segundo Lina, a contemplação do projeto é gratificante. “Para nós, professores do campus GV, essa é uma conquista muito importante, uma vez que estamos apenas começando. E iniciar conquistando uma boa avaliação dessa importância é saber que estamos sendo reconhecidos pela vontade de aprimorar nossa excelência. É muito bom perceber que estamos no caminho certo”.

Interessados em participar

As próximas atividades terão início no primeiro semestre de 2015 e vão consistir em encontros semanais entre acadêmicos, professores e idosos. Cada interface vai ter duração de seis meses. Os interessados em participar deverão comparecer ao Serviço Social do Comércio (Sesc) de Governador Valadares, no dia 22 de agosto, às 15h para realizarem as inscrições. O Sesc está localizado na Avenida Veneza, nº 877, bairro Grã-duquesa.

É esperada uma média de 130 idosos nesse primeiro contato que terá a apresentação das propostas de interfaces. “Vamos acrescentar ou mudar as atividades a cada semestre e montaremos uma agenda de trabalho semanal de modo que haja conciliação de eventos. Nossa ideia é possibilitar a participação deles no maior número de encontros possíveis.”

Outras informações: www.ufjf.br/nepi/

WP_000217 WP_000229