Fechar menu lateral

Quebra-cabeça mobiliza alunos da UFJF a conhecerem a extensão universitária

Nas duas últimas semanas de maio foi realizado em unidades acadêmicas da UFJF o desafio de montar um quebra-cabeça em até três minutos. Alunos das faculdades de Direito e Odontologia e dos institutos de Ciências Humanas (ICH) e de Artes e Design (IAD) participaram da atividade. A iniciativa foi desenvolvida pelo aluno da Faculdade de Comunicação e bolsista da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Willian Cristian Oliveira, com o objetivo de levar ao conhecimento dos estudantes o papel da extensão na formação acadêmica. 

https://www.youtube.com/watch?v=gO3zpXRWNdc

Há mais de dois anos como bolsista na Proex, Oliveira identificou que é necessário que os estudantes se envolvam com as atividades realizadas pelos projetos de extensão na Universidade. Como trabalho de conclusão de curso (TCC), o estudante propôs à orientadora e professora do Departamento de Comunicação e Artes, Letícia Torres, executar uma ação de Live Marketing para apresentar a extensão aos alunos. “A extensão universitária compõe o tripé indissociável da Universidade, ou seja, é uma peça fundamental para a formação dos estudantes. Optamos pelo quebra-cabeça por ser um elemento que personifica esse conceito”, conta Oliveira, que também mobilizou outros colegas da Proex para executarem a ação.

Ação

Para isso, foram escolhidos lugares onde havia grande concentração de estudantes, como as cantinas. O primeiro passo foi criar um ambiente descontraído, com ajuda de uma seleção de músicas. A equipe responsável pela ação espalhava as peças do quebra-cabeça pelo chão e posicionava a câmera para captar as reações. Quando a curiosidade ficava evidente, os alunos eram abordados e convidados a participarem da brincadeira.

Ao concluir o quebra-cabeça, os participantes percebiam que se tratava da foto de um projeto de extensão com a frase: “Nem todas as peças estão dentro da sala de aula”. Os alunos receberam informações sobre a extensão e como podem participar dos projetos. Como agradecimento pela participação, receberam livros do poeta Murilo Mendes e CDs da Orquestra Barroca de Juiz de Fora, oferecidos pela Pró-reitoria de Cultura.

“Embora ainda não possa mensurar os resultados, a ação foi um sucesso. Tudo ocorreu melhor do que o esperado, o que se deve ao trabalho realizado por toda equipe, composta pelas bolsistas da pró-reitoria Analu Ferreira, Jéssyka Prata, Nathalia Nascimento, Sara Santos e Vívia Lima, que ajudaram na execução”, agradece o idealizador.

Quem ficou na frente no Desafio?

1º lugar: ICH – 1min35s
2º lugar: IAD – 1min36s
3º lugar: Direito – 1min55s  
4º lugar: Odontologia – 2min31s