UFJF encaminha 44 propostas para os dois principais editais de financiamento da extensão

Proposta para ações de extensão do Centro de Ciências foi uma das iniciativas da UFJF submetidas ao MEC. (Foto: Arquivo/Secom)

A Universidade Federal de Juiz de Fora encaminhou neste ano 44 propostas para os dois principais editais de financiamento de iniciativas extensionistas. Para o Programa de Extensão Universitária 2015 (Proext) do Ministério da Educação (MEC), foram submetidas 27 propostas, sendo 14 programas e 13 projetos. As iniciativas contemplam áreas como saúde, educação, direitos humanos, esporte e lazer, inclusão social, mulheres e relações de gênero, desenvolvimento urbano e preservação do patrimônio cultural.

Já para o edital de apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa, publicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), 17 docentes da Universidade encaminharam propostas em linhas como educação, comunicação, saúde, políticas públicas, nutrição e direitos humanos.

Proext 2015
Neste ano, os docentes que participaram do edital do MEC puderam solicitar até R$ 300 mil para o desenvolvimento de programas e R$ 100 mil para projetos. As propostas estão sendo avaliadas pelo Ministério da Educação. O resultado provisório será divulgado no dia 13 de junho. Os docentes que desejarem entrar com recurso junto ao MEC contra a nota obtida deverá encaminhar o mesmo entre os dias 16 e 25 de junho. O resultado final com a lista de propostas a serem financiadas pelo Ministério será divulgado no dia 11 de julho. No ano anterior, três projetos e um programa da UFJF foram contemplados. As quatro iniciativas receberam aproximadamente R$ 280 mil.

Interface com a pesquisa
Já no edital da Fapemig, cada projeto pôde solicitar até R$ 50 mil para o financiamento de bolsas, despesas operacionais, materiais permanentes e de consumo, diárias, passagens e produções gráficas. O resultado será publicado no site da Fapemig em data a ser definida. As iniciativas devem ser executadas em até 24 meses, a partir da publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. Em 2013, a UFJF obteve seu melhor resultado nesse edital. Cinco projetos da instituição foram contemplados e receberam cerca de R$ 187 mil, mais que o dobro alcançado no ano anterior.

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex)