Projeto contribui para análise da conjuntura econômica de Valadares e região

Equipe do Grupo de Conjuntura apresentou as atividades do projeto durante o I Seminário de Economia Aplicada em GV (Foto: Divulgação)

Analisar a situação econômica no cenário local, nacional e internacional em diferentes momentos é o propósito do “Grupo de Análise da Conjuntura Econômica”, criado em Governador Valadares. A iniciativa busca ensinar os futuros profissionais da área de economia a conhecer e analisar os indicadores econômicos, como balança comercial, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), índices de preços, taxas de crescimento, entre outros, desenvolvendo a capacidade de previsões para futuras conjunturas.

O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Economia da UFJF no campus avançado, Maria de Fátima Previdelli, e conta com a participação de um bolsista e dois colaboradores, que se encontram semanalmente para receberem orientações nas pesquisas de dados. A partir dessas orientações, são realizadas análises das conjunturas econômicas, gerando relatórios que são apresentados no final do ciclo.

Baseada na experiência do Grupo de Conjuntura existente em Juiz de Fora, a iniciativa teve início em 2013 e caminha para o fim do primeiro ciclo, que será encerrado em abril. Segundo Maria de Fátima, ao final de cada ano do projeto será realizada uma palestra que terá o objetivo de divulgar para as demais instituições de ensino o projeto de extensão, além de apresentar os resultados obtidos no decorrer do ciclo. “Essa atividade final do projeto é importante, no sentido de estimular o interesse e a curiosidade de estudantes de outros cursos.”

Para uma das colaboradoras do projeto e professora do Departamento de Economia da UFJF no campus de Governador Valadares, Carolina Corrêa, o exercício de análise “além de servir como fonte de informação sobre a conjuntura econômica para a população de Valadares e região, insere os alunos do curso de Ciências Econômicas em um dos ramos de atividade do economista, que é a de análise conjuntural. Esperamos, dessa forma, manter o interesse dos alunos pela profissão o mais cedo possível”.