Fechar menu lateral

Ministério da Educação publica edital e amplia recursos para programas e projetos de extensão

Projeto "Assistência Farmacêutica na UAPs" contou com financiamento do MEC em 2012 (Foto: Arquivo/Proex)

Projeto “Assistência Farmacêutica na UAPs” contou com financiamento do MEC em 2012 (Foto: Arquivo/Proex)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Programa de Extensão Universitária 2015 (Proext) para financiamento de até 38 programas e 39 projetos de extensão por Instituição de Ensino Superior (IES). A novidade deste ano é a ampliação dos recursos destinados às ações extensionistas. Cada projeto poderá solicitar até R$ 100 mil para desenvolvimento no período de 12 meses, enquanto os programas multidisciplinares poderão ser contemplados com até R$ 300 mil a serem investidos durante prazo de 24 meses. 

Os professores da UFJF interessados em submeter proposta ao Proext devem preenchê-la no recém-criado sistema PROEXT do MEC, impreterivelmente, até as 18h do dia 17 de março. Para isso, os docentes devem se cadastrar na plataforma do edital. Após seu cadastro ser aprovado pela Pró-reitoria de Extensão, os coordenadores de propostas devem preencher os dados relativos ao projeto ou programa e, quando finalizado, submetê-lo à Pró-reitoria via sistema, para avaliação e sugestões de correção.

A UFJF poderá encaminhar, no máximo, duas propostas de projetos e outras duas de programas para cada uma das 19 linhas, com exceção do item Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIV), no qual apenas um projeto poderá ser apresentado (ver quadro). Se o número de propostas apresentadas superar o limite estipulado pelo MEC, caberá à Proex definir quais serão submetidas ao Ministério.


Avaliação e submissão

Ao contrário dos anos anteriores, a submissão do projeto ou programa ao MEC caberá à Pró-reitoria. Elas serão avaliadas internamente entre os dias 18 e 20 de março e a resposta sobre a aprovação e possíveis alterações será enviada aos coordenadores no dia 21 de março. Para que a Proex possa encaminhar a proposta final para o MEC, é necessário que o docente corrija o que for necessário no formulário e encaminhe a versão final para a Pró-reitoria, por meio do sistema PROEXT, impreterivelmente, até as 18h do dia 25 de março.


Dicas
A fim de evitar desclassificação no edital e perda de pontuação, o coordenador da proposta deve redigi-la da maneira mais clara e objetiva possível e anexar todos os documentos necessários, como a declaração dos parceiros envolvidos e a serem atendidos pela iniciativa. A ausência deste documento implica na desclassificação da proposta. A planilha de recursos deve ser preenchida corretamente e deve respeitar o valor limite previsto no edital. Também é desejável que seja demonstrado no projeto ou programa que a ação extensionista possui relação com o Programa Pedagógico do Curso e com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF.

Confira aqui o edital.

Faça download para o tutorial sobre cadastro de proposta. 

 

Docentes devem se cadastrar na nova plataforma PROEXT (Reprodução)

Docentes devem se cadastrar na nova plataforma PROEXT (Reprodução)

Calendário
Até as 18h de 17/03 –
Submissão da proposta pelo coordenador via plataforma para a PROEX
De 18/03 a 20/03– Período para avaliação das propostas pela PROEX
Dia 21/03 – Divulgação do resultado das propostas aprovadas no âmbito da UFJF e sugestões de correções
Até as 18h de 25/03 –
Submissão da proposta final, com as alterações sugeridas, via plataforma para a PROEX
Até 28/03 – Envio de todas as propostas aprovadas e do Termo de Compromisso da UFJF pela PROEX ao MEC
De 31/03 a 25/04 – Avaliação das propostas pelo MEC
De 29/04 a 05/05 – Interposição de recursos junto ao MEC
28/04 – Divulgação do resultado provisório
Até 28/05 – Divulgação do resultado final

 

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex)