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Projeto visa à qualificação do atendimento a pacientes em Valadares

downloadOs primeiros socorros em hospitais e as unidades de pronto socorro estão, cada vez mais, aderindo ao atendimento multiprofissional. Com o objetivo de evitar maiores riscos à saúde do paciente e atendê-lo de forma mais completa, o projeto “Sala de Espera: trabalho multiprofissional em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Governador Valadares – Inserção da Fisioterapia” busca integrar diversas áreas que cuidam do paciente.   

O projeto, coordenado pela professora do curso de Fisioterapia do campus avançado da UFJF em Governador Valadares, Katy Andrade, visa à elaboração de atividades educativas na forma de palestras, vídeos, teatros e folders por parte de equipe multidisciplinar de professores e alunos a serem realizadas para os usuários das UAPS. A iniciativa reúne ensinamentos sobre a prática da fisioterapia com outras áreas da saúde, como medicina, farmácia, odontologia e nutrição. As ações são realizadas semanalmente nos bairros Lourdes, Vila Mariana e Centro e são divididas em três fases: capacitação dos alunos, ação nas UAPS e avaliação da atividade.

As atribuições que a fisioterapia exerce dentro das unidades de saúde, como o trabalho em equipe, que permite planejar, implementar, controlar e executar políticas, programas, cursos, pesquisas ou eventos em saúde pública, são promotoras de ações mais qualificadas e eficazes. Segundo Katy, iniciativas como essa ressaltam a importância da inserção do fisioterapeuta como agente multiplicador de saúde. “Esse profissional deve ser capaz de atuar em interação com uma equipe multiprofissional e de forma interdisciplinar, nas UAPS.” 

Além de contribuir para a melhora do atendimento ao paciente, a “Sala de Espera” também é um meio de capacitar os graduados e futuros fisioterapeutas, uma vez que aprimora a formação acadêmica e aproxima o ensino da realidade. “A iniciativa permite significativo ganho aos conhecimentos adquiridos nos cursos da graduação, os quais podem ser exercitados por meio de uma discussão coletiva e interdisciplinar, baseada no processo de ação-reflexão-ação, além de o aluno poder conhecer as realidades do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Katy.