Projeto demonstra a leigos como agir em situações de risco e prevenir acidentes

Alunos do curso de Medicina em Valadares participam de treinamento de suporte básico à vida (Foto: Arquivo pessoal)

O que fazer diante de algum acidente? Como agir se alguém ao seu lado sofrer uma parada cardíaca? Pensando em responder a essas e a outras perguntas, professores do curso de Medicina do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Governador Valadares criaram o projeto de extensão “Primeiros Socorros para Leigos”.

Os principais objetivo da iniciativa são oferecer capacitação de assistência à saúde em casos de acidentes e instruir leigos a fazerem o reconhecimento precoce de sintomas e a prestarem os primeiros cuidados necessários para evitar agravos à saúde. O coordenador do projeto e professor do curso de Medicina, Vinicius Vieira, explica que o acionamento do serviço especializado e ações simples contribuem para a preservação da vida. “Medidas básicas de primeiros socorros interferem diretamente na diminuição da mortalidade e nas sequelas decorrentes do acidente.” Segundo Vieira, as ações de primeiros socorros podem ser aprendidas e aplicadas por qualquer pessoa presente no local onde ocorreu alguma fatalidade. “O leigo pode ser um personagem fundamental para garantir um atendimento de socorro em excelência.”

O projeto oferece cursos, treinamentos e palestras de orientações de saúde e prevenção a acidentes ministradas por alunos do curso de Medicina, com supervisão do coordenador. Alunos da UFJF e a comunidade externa à Universidade são atendidos pelo projeto. A iniciativa atua na capacitação de colaboradores de empresas públicas ou privadas, funcionários e alunos de escolas e universidades, creches, clubes e academias. O projeto tem como foco principal o aprendizado em primeiros socorros para queimaduras, feridas e sangramentos, fraturas, desmaios e tonturas, atendimento à crise convulsiva, reanimação cardiopulmonar e desobstrução de vias aéreas.

Experiência
Uma das atribuições do projeto é promover a integração entre a Universidade e a sociedade, além da educação permanente dos alunos por meio dos treinamentos. A aluna do segundo período do curso de Medicina em Valadares, Lara Oliveira, participou de palestras do seminário e conta que conseguiu adquirir conhecimento sobre primeiros socorros e aprender quais ações podem ser realizadas para preservação da vida. “A participação de profissionais capacitados foi um estímulo para podermos ajudar pessoas que no cotidiano podem precisar de atendimentos prioritários à saúde. A experiência também contribuiu para que saibamos agir em situação de risco.”

Outras informações:
primeirossocorros.ufjf@gmail.com