Projeto oferece aprendizado de Ginástica Artística como instrumento de lazer e saúde

Participantes do projeto aumentam sua capacidade física e cognitiva através da Ginástica Artística (Foto: Mariana Reis)

Participantes do projeto aumentam sua capacidade
física e cognitiva através da Ginástica Artística (Foto: Mariana Reis)

Exercitar e fortalecer o corpo, ganhar agilidade e coordenação motora são algumas vantagens proporcionadas pela prática esportiva. A Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (Faefid) possui projetos de extensão que buscam estimular a atividade física. Uma dessas iniciativas é o projeto  “A Ginástica Artística e o Trampolim Acrobático”. O projeto surgiu há mais de quatro anos e atualmente beneficia 19 moradores locais. As atividades são gerenciadas pela coordenadora Jakeline Lisboa e conta com apoio de três bolsistas estudantes do curso de Educação Física.

O objetivo do projeto é aplicar os conceitos básicos da Ginástica Artística e do Trampolim Acrobático, como postura, flexibilidade e principais movimentos, de acordo com a capacidade individual. O intuito é ampliar a consciência corpórea e o domínio físico dos participantes, com foco na saúde e no prazer, sem cobrança de rendimento ou resultados. Os integrantes são divididos em turma para infanto-juvenis e adultos.

A segmentação justifica-se pelas diferentes abordagens, de acordo com a faixa etária. Segundo a bolsista Júlia Costa, que ministra aulas para crianças de 6 a 14 anos, lidar com o público jovem exige maior atenção e cuidado, além de momentos lúdicos e uma proximidade mais íntima para conquistar confiança. A metodologia aplicada durante as aulas mescla técnica e diversão, uma forma descontraída e atrativa de induzir a movimentação dos participantes.

Para Rosilene Thomacelli, mãe de uma das ginastas, “a participação no projeto gera benefício físico, melhora a coordenação motora e a vivência das crianças. Minha filha faz há dois anos e é apaixonada”. Os impactos positivos da prática esportiva através das aulas de ginástica são perceptíveis também na esfera psicológica, pois contribui para o crescimento pessoal e social dos jovens envolvidos.

Crianças encontram o prazer na atividade física através de uma abordagem lúdica (Foto: Mariana Reis)

Crianças encontram o prazer na atividade física
através de uma abordagem lúdica (Foto: Mariana Reis)

Já na aula com adultos, o principal benefício é o controle emocional e a fuga da rotina massiva que a prática oportuniza.  A estudante de Engenharia Ambiental, Samanta Bortoni, participa do projeto há seis meses. “Eu era muito sedentária e queria praticar alguma atividade. A ginástica se tornou uma forma de relaxamento e controle do estresse. Desligo dos problemas enquanto estou aqui.”

Os alunos não competem e nem compartilham o mesmo tipo físico. O estudante do curso de História, Paulo Costa (39), não acreditava que alcançaria bons resultados com apenas quatro meses na iniciativa. “Alguns acreditavam que meu peso, altura e idade não são próprios para praticar ginástica artística, mas as pessoas só conseguem se tentarem.” A prática do esporte não possui faixa etária e condicionamento físico como pré-requisito. O trabalho técnico daqueles que ministram as aulas permitirá o progresso individual.

O Ginásio de Ginástica da Faefid foi preparado com os instrumentos necessários para a prática. As aulas do projeto são realizadas às quartas e sextas, das 17h às 19h.  As eventuais vagas serão preenchidas pela comunidade acadêmica e do entorno da UFJF.

Outras informações: (32) 2102-3266 (Faculdade de Educação Física e Desportos).