Polo de Enriquecimento Cultural apresenta Mostra de Talentos

Alunos do Polo de Enriquecimento Cultural apresentam trabalhos em Mostra de Talentos na Casa de Cultura (Foto: Natália Romualdo)

A Casa de Cultura da UFJF apresentou no último dia 14 a Mostra de Talentos, realizada junto às alunas do curso de extensão “Enriquecimento Cultural e Atualização de Conhecimento”. O evento surgiu a partir do trabalho intitulado “Conhecendo a Rede Socioassistencial de Juiz de Fora”, desenvolvido pela assistente social e professora do curso, Margarida Di Filippo.

Segundo a coordenadora do  programa Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade e professora da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Sandra Arbex, a ideia de realizar a Mostra partiu dos próprios alunos em sala de aula. “O evento foi muito interessante, pois proporcionou às alunas a oportunidade de mostrarem seus talentos, seja tocando algum instrumento, lendo poesia ou protagonizando uma pequena dramatização em que debateram a abordagem das pessoas em relação aos idosos.”

Durante a Mostra de Talentos, as participantes do Polo apresentaram músicas do repertório folclórico e da MPB, além do hino do grupo, composto por uma das alunas. Também houve apresentação de acordeão, poesia, conto, esquete teatral e artesanato. Uma das participantes aproveitou a oportunidade e apresentou um acróstico em poesia para homenagear a professora.

De acordo com Margarida, a iniciativa possibilitou maior conhecimento da história de vida de cada aluna e a valorização de sua autoestima, bem como o entrosamento do grupo por meio de aspecto cultural e lúdico. “Fiquei surpresa com a criatividade de todas as participantes, com o entusiasmo e a alegria que permearam a Mostra, além dos talentos que foram revelados e merecem ser estimulados.”

A tradicional festa de encerramento das atividades do semestre no Polo de Enriquecimento Cultural será realizada no final do ano. Segundo Sandra, os alunos já estão ensaiando as músicas estrangeiras e preparando o artesanato.